A PRÁTICA DE ATIVIDADES AQUÁTICA PELOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE FORTALEZA

MARTA LAURA AZEVEDO LIMA

Co-autores: MILENY DA SILVA BARROS e HENRIQUE FERREIRA LOPES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal observar a prática de atividades aquáticaspelos universitários do curso de Educação Física da instituição citada, e averiguar o principalmotivo dos que não praticam a modalidade. O público pesquisado foram os alunos do cursode graduação em Educação Física. A pesquisa foi realizada por meio de um questionárioestruturado na qual a pergunta principal era se a pessoa praticava algum tipo de atividadeaquática. O restante do questionário foi dividido em duas partes, a primeira parte eram paraaqueles que respondiam "sim" e a segunda parte para aqueles que não praticavam atividadesaquáticas. Dos 77 alunos entrevistados, 19 afirmaram praticar atividades aquáticas.Entretanto, os outros 58 alunos que não praticam nenhuma atividade aquática: 30 disseramser por falta de tempo, 8 por não ter um local para tal, 6 pela questão financeira e 14 pormotivos variados, como falta de interesse. Dos nossos entrevistados vários relataram que umdos benefícios notáveis dessa atividade é a melhora do condicionamento físico, um aumentoda capacidade cardiorrespiratória e melhorias na postura. Com a presente pesquisa,conseguimos identificar diferentes fatores relacionados a saúde e qualidade de vida, e pode-seesclarecer o quão benéfico é a prática desta modalidade. A maior parte dos acadêmicos nãopraticam a referida modalidade por falta de tempo, mesmo compreendendo todos seusbenefícios.