O CONTEXTO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE IGUATU – CE

ANA LUISA BATISTA SANTOS

Co-autores: KELY HAMMONIELY ALBUQUERQUE FREIRES , MARIA EDILENE ARAÚJO SILVA e MIRNA ARAÚJO DUARTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As lutas atualmente integram os conteúdos da Educação Física escolar, e tratando dessa realidade, o presente trabalho teve como objetivo investigar o sentido/significado atribuído as Lutas pelos professores de Educação Física e alunos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal da cidade de Iguatu- CE. Justificou-se essa pesquisa pelo interesse em debater sobre a temática, bem como buscar a melhoria da Educação Física escolar rompendo com o preconceito existente que relacionam as práticas de Lutas a atos de violência. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, constituída através da aplicação de questionários semiestruturados para uma amostra de 10 professores e 84 alunos que integram 5 escolas da zona urbana do município investigado. Para a análise de dados foram confrontadas as respostas dos grupos pesquisados, a fim de conseguir dados verídicos e de maior relevância. Observou-se como resultados que os professores de Educação Física não compreendem o sentido/significado das Lutas e que a maioria deles não ministra esse conhecimento em suas aulas.