Introdução: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema Lutas trás ênfase para as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser tratadas lutas brasileiras e de diversos países do mundo. Dificilmente vê-se essa temática presente nas aulas de Educação Física Escolar. Isso pode se dar devida muitas vezes a falta de conhecimento do professor de Educação Física ou mesmo por negligência da instituição por acreditar que seja uma prática violenta. Objetivo: Com isso, este trabalho objetivou saber qual a percepção que alunos da Educação Básica possuem acerca deste conteúdo. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para cumprir o objetivo, foi elaborado um questionário simples com algumas perguntas acerca da prática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamenta acerca deste conteúdo nas aulas de Educação Física. Participou da pesquisa um total de 23 alunos. Resultados: Observou-se que 86% da turma nunca haviam vivenciado o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física Escolar, sendo que muitos destes sequer sabiam que poderiam ter essa vivência nas suas aulas. Também 82% dos alunos não achou violenta a prática deste conteúdo e consequentemente relataram como positiva a experiência tida nas aulas. Conclusão: Com isto, pode-se perceber que para os alunos a temática Lutas vivenciada nas aulas de Educação Física Escolar foi algo positivo. Isto pode se dar pelo fato de que quase todos os alunos nunca havia vivenciado tal temática. Além disso, vale ressaltar que poucos alunos identificaram as lutas, como prática corporal na Educação Física, de caráter violento. Entretanto, acerca de uma percepção, é possível visualizar que o questionário elaborado está vago e pode haver mais questionamentos. Também se faz necessário uma aplicação com mais turmas e de diferentes níveis de ensino da educação básica para se ter uma percepção mais concreta acerca da temática.