ASPECTOS HISTÓRICOS DAS FASES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O TEMA SAÚDE

JOAO AGOSTINHO NETO

Co-autores: , MARIA CAROLINA GONÇALVES DUTRA, GABRIELA SILVA DE VASCONCELOS, ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO e MARIA DO SOCORRO DE SOUSA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

RESUMO DO ARTIGO COMPLETO


A compreensão sobre os aspectos históricos da Educação Física na contemporaneidade permite situá-la  numa posição de destaque na sociedade, graças às grandes movimentações acontecidas em sua formação. Torna-se uma profissão, uma disciplina e uma prática difundida, onde os seus objetivos necessitam de novas discussões em virtude de sua dinamicidade ao longo dos anos. O presente estudo tem como objetivo relatar  sobre as fases da Educação Física no Brasil, a partir das tendências e abordagens pedagógicas no contexto histórico e cultural refletindo sobre a relação com o tema saúde. Trata-se de um artigo a partir da dissertação de mestrado "A Educação Física nas Residências Multiprofissionais em Saúde no estado do Ceará da Universidade Estadual do Ceará, utilizou-se um estudo descritivo e bibliográfico, tendo como embasamento o referencial teórico sobre as fases, tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física no Brasil a partir de estudos de Castellani Filho, Ghiraldelli, Darido e outros autores. A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular. Influenciadas pela extrapolação dos limites biológicos, de rendimento inicial e valorização de fatores de origem psicológica, surgem as abordagens da Educação Física, a psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, críticas, saúde renovada e PCNs. Assim, o estudo das fases e abordagens da Educação Física no Brasil poderá colaborar como componente indutor para a difusão do ensino da disciplina Educação Física, levando em consideração as discussões críticas da amplitude dos conteúdos a partir da ordem cronológica e dos acontecimentos marcantes para a sociedade e também a sua relação com os determinantes do processo saúde-doença.