SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA DE FORTALEZA, CEARÁ.

YARA MORGANA LOPES LIMA

Co-autores: , ANA STELA PEREIRA DOS SANTOS e CAIO TALMAG NÓBREGA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: Durante o estágio supervisionado com as turmas do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, percebeu-se que alguns alunos eram alvo de racismo. A discriminação foi manifestada como forma de "brincadeira" em duas situações: um aluno foi alvo por conta de ter a pele escura e uma aluna devido ao seu cabelo. Dessa forma, esse estudo surge para ressaltar que a escola deve ser um ambiente em que prevaleça o respeito às diferenças Objetivo: Exaltar a cultura afro-brasileira nas salas de aula e empoderar os alunos e as alunas negras do Ensino Fundamental II de uma escola de Fortaleza, Ceará. Metodologia: A primeira fase dessa pesquisa-ação ocorrerá durante quatro semanas. Nesse período, as professoras (estagiária e supervisora) explicarão alguns conceitos sobre a temática "racismo" para as turmas e as dividirão em oito equipes que conterão quatro integrantes. Cada equipe ficará responsável por representar uma modalidade de programação televisiva (novela, telejornal, filme, etc.), relacionadas à temática - interpretando entrevistas com artistas e atletas negros, utilizando literatura e músicas escritas por negros -, para a sua turma. As equipes deverão criar um roteiro para seu programa e ensaiá-lo para, então, apresentá-lo. As apresentações deverão ser finalizadas na quarta semana. Após cada encontro com as turmas, as professoras escreverão suas observações (participantes) em diários de campo. Ao final do processo, será pedido que os alunos escrevam um texto relatando como se sentiram conhecendo melhor os feitos de pessoas negras. Esses dados passarão por uma análise de conteúdo para que se saiba se os objetivos foram atingidos ou não. Resultados parciais: Os alunos de uma das turmas ficaram curiosos com a proposta do projeto e um pouco tensos por ser uma apresentação. A supervisora do estágio já percebeu que falar em público é uma dificuldade dos alunos e, por isso, adota seminários como avaliação parcial. Assim, os discentes podem aperfeiçoar sua fala em público. Considerações Finais: Como o projeto está em andamento, espera-se que seja bem executado pelos alunos e que lhes desperte a criticidade. Não só para se pensar e analisar a discriminação racial, mas, também, as discriminações de gênero, classe, religião, etc. É esperado que a temática também inspire nos alunos maior aceitação de sua própria cor, da cor dos colegas e outros traços étnicos.