A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA

DANIEL DE LIMA MOURA

Co-autores: , MARCOS VENÍCIO CAVALCANTE , MARIA LARYSSA BARROS CARNEIRO , ISMAEL TADEU DE ABREU ROCHA e LAÍS SILVA MAIA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA

Introdução: A dança é caracterizada como manifestações corporais que proporcionam aos indivíduos meios de se expressar por movimentos. É uma das artes existentes mais antigas praticadas pelo homem e como tal evoluiu juntamente com a humanidade e suas diversas culturas, mudando assim a sua forma de expressão e maneira de transmitir emoções ao mundo, dessa forma a dança como conteúdo curricular nas aulas de Educação Física tem grande importância não só no aspecto motor, mas também de relevância social, cognitiva e cultural. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo verificar as experiências dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE Campus Limoeiro do Norte- Ceará, acerca da experiência deles com a dança no contexto escolar. Metodologia: Este estudo foi de natureza quantitativa, descritiva e transversal, onde teve como sujeitos quarenta alunos de Educação Física. Foi utilizado como instrumento um questionário com três perguntas fechadas, os resultados coletados foram analisados de acordo com as respostas dos indivíduos e posteriormente transformados em gráficos. Resultados: Foi observado que metade dos alunos entrevistados disseram que praticaram dança durante seu período escolar. Entretanto, 95% (38 pessoas) da amostra total relatou que o seu professor de Educação Física na escola nunca utilizou o conteúdo de dança, mesmo eles achando um conteúdo importante para ser aprendido, ou seja, os 20 alunos que ainda tiveram acesso a esse conteúdo o tiveram fora da Educação Física Escolar. Conclusão: Os resultados apontados neste estudo ainda demonstraram uma realidade preocupante que perpassa a Educação Física Escolar, a ausência de conteúdos fundamentais para aprendizagem do aluno, visto que esta disciplina deveria proporcionar o ensino de diversos assuntos e conhecimentos, entre eles, a dança. A partir desse estudo acerca do contexto escolar, concluímos que ainda existe a necessidade de se refletir sobre a temática dança na escola, assim como incentivar o trabalho deste conteúdo nos aspectos da educação, da cultura e do lazer afim de mostrar a importância desse conteúdo tanto para os alunos quanto para sociedade.                      PALAVRAS- CHAVES: Dança. Experiências. Educação Física Escolar.