AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CORPO DE CRIANÇAS DE 4 ANOS DE IDADE SEGUNDO A ESCALA DE WINTSCH
Alexandra Matos da Silva, IFCE Campus Canindé bolsista ID PIBID.
Thaidys da Conceição Lima do Monte, IFCE Campus Canindé. Orientadora
RESUMO
INTRODUÇÃO: A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Tendo conhecimento da relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança do ensino infantil, OBJETIVO: Observar o desempenho psicomotor das crianças do ensino infantil, com quatro anos de idade, do subfator desenho do corpo de uma escola privada da cidade de Canindé-ce. METODOLOGIA: Participaram deste estudo vinte (20) crianças com idade escolar de quatro anos, primeiramente, foi solicitada a permissão a professora para realização dos testes, após isso foi apresentada a atividade que seria executada. Foram entregues as crianças uma folha branca A4 e um lápis, onde foram solicitados que desenhassem seu próprio corpo ou de seu colega, e através dessa tarefa foi recolhido e feito uma Cotação, com referência básica na escala de Wintsch. Escala de Wintsch:4. Se a criança realiza um desenho graficamente perfeito, proporcionado, rico em por menores anatômicos, etereamente dentro dos parâmetros da escala e com disposição espacial correta;3. Se a criança realiza um desenho completo, organizado, simétrico, geometrizado, com por menores faciais e extremidades, podendo apresentar distorções mínimas;2. Se a criança apresenta um desenho exageradamente pequeno ou grande, pré-geometrizado em formas e proporções, com pobreza significativa de pormenores anatômicos;1. Se a criança não realiza o desenho ou se realiza um desenho desintegrado e fragmentado, sem vestígios de organização gráfica e praticamente irreconhecível. RESULTADOS: A maioria das crianças foram classificadas na cotação de número três da escala de Wintsch, (criança realiza um desenho completo, organizado, simétrico, geometrizado, podendo apresentar distorções mínimas). Através dos dados coletados, é possível perceber que a maioria dessas crianças apresentam uma facilidade ao expressar no papel a sua maneira de ver o mundo, isso demonstra que as mesmas são incentivadas a esse tipo de tarefas que são de ampla importância para o desenvolvimento psicomotor e a escola deve sempre buscar maneiras de incluir atividades como estas no seu cotidiano estudantil. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Buscamos por meio desse estudo analisar e mostrar as eficiências e deficiências, do subfator desenho do corpo dessas crianças e a escola deve sempre buscar maneiras de incluir atividades como estas no seu cotidiano estudantil.
Palavras-chaves: Psicomotricidade. Desenho do corpo. Noção de corpo.
BIBLIOGRAFIA
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912009000100011
http://psicomotricidadeeaprendizagem.blogspot.com.br/2010/05/representacao-do-corpo-atraves-do.html
http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/corpo-e-movimento-o-descobrimento-do-corpo-na-educacao-infantil
https://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/211-tipos-de-desenhos-segundo-a-idade-da-crianca.html
FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes. 1998
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