OS IMPACTOS DA EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

WERNAN SILVA REIS

Co-autores: JAQUELINE FERREIRA DA SILVA DOS SANTOS, JOSÉ ALFREDO MIRANDA DE SOUSA FILHO, PAULO VICTOR LIMA DE ALBUQUERQUE, MARCOS ALAN FEITOSA DE FREITAS, VALDINES AMANCIO DA SILVA, MARIA NEURISMAR ARAÚJO DE SOUZA e MARIA IRANILDA MENESES ALMEIDA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

OS IMPACTOS DA EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: Uma Revisão Bibliográfica

 

A literatura aponta que o profissional da Educação Física tem encontrado, constantemente, diversas dificuldades para realizar seu trabalho. Dentre os diversos aspectos, cita-se a ausência de alunos nas aulas de Educação Física, caracterizando a evasão pela não participação efetiva, objeto de estudo dessa investigação. O fenômeno de esvaziamento nas aulas de Educação Física Escolar, independente de qual seja o nível, tem sido motivo de preocupação incessante para os estudiosos e pesquisadores da educação e, em especial, os profissionais de educação física por proporcionar impactos siginficativos, no que se refere ao papel social da disciplina quanto a contribuição para a formaçao humana. Nessa perspectiva, tem-se como propósito geral, através desta investigação bibliográfica, fortalecer a importância da Educação Física no contexto escolar, desvelando as competências trabalhadas pelo profissional, como também apresentando os benefícios e as contribuições específicas e pertinentes para o desenvolvimento global do indivíduo, como parte integrante de um programa de aulas de Educação Física na escola pública que impactam, de forma negativa, no processo educacional e de formação humana quando o aluno não participa regularmente das aulas. Para tanto, a abordagem utilizada foi uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativa, fundamentada nos seguintes autores, Darido; Rangel (2005), enfatizando a educação física na escola; Moreira (2005), pesquisa sobre aprendizagem significativa; Oliveira (2006), o que é Educação Física?  Matos, e Neira (200), retratando a Educação Física na Adolescência: Construindo o conhecimento na escola; Silva (2000), ressaltando o processo de exclusão escolar numa visão heterotópica; Staviski e Cruz (2008), estudo investigativo que trata dos aspectos motivadores e desmotivadores e a atratividade das aulas de Educação Física na percepção de alunos e alunas dentre outros, tendo como documentos de referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil,1997 ) e a Leis de Diretrizes e Bases - LDB (1996). Os achados da investigação mostraram que, dentre os diversos fatores que contribuem para o desinteresse e não participação dos alunos nas aulas, o sedentarismo é apontado como um dos principais fatores de riscos para a deterioração da saúde e qualidade de vida do ser humano e a inatividade física regular pode demonstrar impacto negativo quando aos diversos males, como os distúrbios do peso, melhoria da autoestima, autoconceito, ansiedade e a depressão. Diante do exposto, conclui-se que a não participação do aluno nas aulas de Educação física promove impactos negativos significativos quanto à sua formação. Assim, cabe ao professor de Educação Física o compromisso de buscar a transformação do quadro atual, refletir sobre o seu papel na escola e elaborar estratégias voltadas à implementação de programas de atividades físicas no ambiente escolar que favoreça a participação do aluno nas aulas contribuindo para a formação de um adulto fisicamente ativo, com atitudes e habilidades para a adoção e manutenção de hábitos saudáveis ao longo de sua vida

 

 

Palavras-chave: Escola Pública. Evasão escolar. Educação física escolar.