OS IMPACTOS DA EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: Uma Revisão Bibliográfica
A literatura aponta que o profissional da Educação Física tem encontrado, constantemente, diversas dificuldades para realizar seu trabalho. Dentre os diversos aspectos, cita-se a ausência de alunos nas aulas de Educação Física, caracterizando a evasão pela não participação efetiva, objeto de estudo dessa investigação. O fenômeno de esvaziamento nas aulas de Educação Física Escolar, independente de qual seja o nível, tem sido motivo de preocupação incessante para os estudiosos e pesquisadores da educação e, em especial, os profissionais de educação física por proporcionar impactos siginficativos, no que se refere ao papel social da disciplina quanto a contribuição para a formaçao humana. Nessa perspectiva, tem-se como propósito geral, através desta investigação bibliográfica, fortalecer a importância da Educação Física no contexto escolar, desvelando as competências trabalhadas pelo profissional, como também apresentando os benefícios e as contribuições específicas e pertinentes para o desenvolvimento global do indivíduo, como parte integrante de um programa de aulas de Educação Física na escola pública que impactam, de forma negativa, no processo educacional e de formação humana quando o aluno não participa regularmente das aulas. Para tanto, a abordagem utilizada foi uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativa, fundamentada nos seguintes autores, Darido; Rangel (2005), enfatizando a educação física na escola; Moreira (2005), pesquisa sobre aprendizagem significativa; Oliveira (2006), o que é Educação Física? Matos, e Neira (200), retratando a Educação Física na Adolescência: Construindo o conhecimento na escola; Silva (2000), ressaltando o processo de exclusão escolar numa visão heterotópica; Staviski e Cruz (2008), estudo investigativo que trata dos aspectos motivadores e desmotivadores e a atratividade das aulas de Educação Física na percepção de alunos e alunas dentre outros, tendo como documentos de referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil,1997 ) e a Leis de Diretrizes e Bases - LDB (1996). Os achados da investigação mostraram que, dentre os diversos fatores que contribuem para o desinteresse e não participação dos alunos nas aulas, o sedentarismo é apontado como um dos principais fatores de riscos para a deterioração da saúde e qualidade de vida do ser humano e a inatividade física regular pode demonstrar impacto negativo quando aos diversos males, como os distúrbios do peso, melhoria da autoestima, autoconceito, ansiedade e a depressão. Diante do exposto, conclui-se que a não participação do aluno nas aulas de Educação física promove impactos negativos significativos quanto à sua formação. Assim, cabe ao professor de Educação Física o compromisso de buscar a transformação do quadro atual, refletir sobre o seu papel na escola e elaborar estratégias voltadas à implementação de programas de atividades físicas no ambiente escolar que favoreça a participação do aluno nas aulas contribuindo para a formação de um adulto fisicamente ativo, com atitudes e habilidades para a adoção e manutenção de hábitos saudáveis ao longo de sua vida
Palavras-chave: Escola Pública. Evasão escolar. Educação física escolar.