O presente trabalho foi construído a partir das experiências vivenciadas durante o período de regência do estágio supervisionado II, na educação fundamental I. As aulas foram ministradas em dois campos de atuação, na Escola de Ensino Fundamental Zila Belém situada na cidade do Juazeiro do Norte- CE e no Colégio Santa Tereza de Jesus localizada na cidade de Crato- CE. No decorrer deste trabalho será apresentado como a dupla se dispôs durante o tempo que esteve nas escolas, ministrando aulas e, ainda aponta quais os pontos positivos e negativo que ocorreu durante o período de regência. Justifica-se este trabalho relatar como a Educação Física é trabalhada na instituição de ensino privado e pública. A fim de abordar a diferente realidade vivenciada em ambas as instituições no que diz respeito a estrutura física das escolas, materiais didáticos, e principalmente a formação do professor atuante dentro da disciplina. Este é um estudo que tem por objetivo analisar se a Educação Física desenvolvida na instituição de ensino privado tem a mesma finalidade da Educação Física desenvolvida na escola de ensino público, como a mesma é trabalha em ambas as instituições. A relevância deste trabalho se dar por nos permitir um melhor conhecimento acerca da regência. Os temas estruturadores que foram abordados e trabalhados na regência do estágio foram: Jogos motores, jogos e brincadeiras, jogos de cooperação/oposição e jogos pré-desportivos. Na escola de rede pública de ensino, Zila Belém, a realidade dos resultados foram um tanto diferente da instituição de ensino privado, o Colégio Santa Tereza de Jesus, uma vez que na pública essa não passa de recreação, enquanto na instituição particular as aulas são ministradas por professores formados na área, os alunos têm habilidades motoras mais aprimoradas do que os alunos da escola pública Zila Belém. Se a Educação Física passa a ser obrigatória na educação básica, conforme a LDBEN, por que será que a mesma não se encontra inserida na educação básica? Observamos que na instituição que ocorreu a nossa primeira parte da regência não havia professor de Educação Física, fazendo com que os professores pedagogos ministrassem as aulas da Educação Física. Em ambas as escolas percebemos que havia crianças com necessidades educacionais especiais tais como, autismo, deficiência física, síndrome de down, ictiose congênita entre outros. No entanto todas as atividades desenvolvidas durante a regência permitiu que ambas conseguissem realizar as atividades sem que houvesse modificações. O estágio torna-se essencial, por permitir que possamos conhecer a realidade antes mesmo que atuarmos nela como profissionais formados. Consideramos que o período de regência bem como as pesquisas, nos proporcionou um conhecimento mais abrangente quanto a educação fundamental I.
Palavras-chave: Educação Física, estágio, realidade.
REFERÊNCIAS
BARROS, Isnande Mota; BRITO, Nhadya do Nascimento; SANTOS, MOISÉS CHARLES FERREIRA DOS. A Educação Física no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano: uma análise da realidade nas escolas municipais de Imperatriz-MA. Imperatriz-MA,2012.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira; Brinquedos Cantados na Educação Infantil. 3º Ed., Papirus editora, 2015.