A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ADILIO MOREIRA DE MORAES

Co-autores: ADÍLIO MOREIRA DE MORAIS, ANGÉLICA DE FREITAS RIBEIRO, ÂNGELA DE FREITAS RIBEIRO, LUCIANE DA SILVA CARVALHO e VANESSA MESQUITA RAMOS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

Adílio Moreira de Moraes *

Angélica de Freitas Ribeiro**

Ângela de Freitas Ribeiro***

              Luciane da Silva Carvalho****

Vanessa Mesquita Ramos*****

 

O Artigo aborda em seu texto a problemática relacionada com "A Prática Lúdica da Educação Física Escolar", entendendo-se a importância da discussão da temática no contexto educativo, no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares nacionais (1998) deixam claro que, o jogo e a brincadeira nas aulas de Educação Física escolar contribuem no processo educativo dos alunos, para que os mesmos aprendam a trabalhar em equipe, em que valores como a solidariedade não só são aprendidos, como exercícios e valorizados. Brincando, os alunos aprendem coisas que podem ensiná-los a viver fora dos muros escolares, desenvolvendo habilidades para o trabalho e sem perder a alegria de viver (HUIZINGA, 2003). O objetivo geral foi relatar a prática de uma atividade lúdica como proposta metodológica para melhoria do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental situada na sede do Município de Amontada durante o mês abril de 2016. Participaram da pesquisa 20 alunos do 5º ano (sendo 12 meninas e 8 meninos). A atividade permitiu constatar que no contexto escolar pesquisado os jogos e brincadeiras estão sempre presentes nas aulas práticas e teóricas da Educação Física, favorecendo a diversidade e maior motivação e estimulo dos alunos em participarem efetivamente das aulas. Assim, foi possível perceber que a prática dos jogos e brincadeiras pode sim, favorecer o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos e que a sua importância vai muito além dos aspectos motores, sociais e físicos. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível o desenvolvimento de práticas de ensino da Educação Física que visem os jogos e brincadeiras como atividades centrais desse processo.

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasil. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília. MEC/SEF, 1998.

HUIZINGA, J. O jogo como elemento da cultura. 4ª. Ed. São Paulo; Perspectiva, 2003.

 

PALAVRAS-CHAVES: Alunos; Educação Física; Ludicidade.

 
 

 

 

*Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos - USC.

**Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

***Discente do Curso de licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

**** Graduada em Educação Física Licenciatura pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

*****Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará - UFC.