Adílio Moreira de Moraes *
Angélica de Freitas Ribeiro**
Ângela de Freitas Ribeiro***
Luciane da Silva Carvalho****
Vanessa Mesquita Ramos*****
O Artigo aborda em seu texto a problemática relacionada com "A Prática Lúdica da Educação Física Escolar", entendendo-se a importância da discussão da temática no contexto educativo, no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares nacionais (1998) deixam claro que, o jogo e a brincadeira nas aulas de Educação Física escolar contribuem no processo educativo dos alunos, para que os mesmos aprendam a trabalhar em equipe, em que valores como a solidariedade não só são aprendidos, como exercícios e valorizados. Brincando, os alunos aprendem coisas que podem ensiná-los a viver fora dos muros escolares, desenvolvendo habilidades para o trabalho e sem perder a alegria de viver (HUIZINGA, 2003). O objetivo geral foi relatar a prática de uma atividade lúdica como proposta metodológica para melhoria do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental situada na sede do Município de Amontada durante o mês abril de 2016. Participaram da pesquisa 20 alunos do 5º ano (sendo 12 meninas e 8 meninos). A atividade permitiu constatar que no contexto escolar pesquisado os jogos e brincadeiras estão sempre presentes nas aulas práticas e teóricas da Educação Física, favorecendo a diversidade e maior motivação e estimulo dos alunos em participarem efetivamente das aulas. Assim, foi possível perceber que a prática dos jogos e brincadeiras pode sim, favorecer o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos e que a sua importância vai muito além dos aspectos motores, sociais e físicos. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível o desenvolvimento de práticas de ensino da Educação Física que visem os jogos e brincadeiras como atividades centrais desse processo.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasil. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília. MEC/SEF, 1998.
HUIZINGA, J. O jogo como elemento da cultura. 4ª. Ed. São Paulo; Perspectiva, 2003.
![]() |
*Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos - USC.
**Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA
***Discente do Curso de licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA
**** Graduada em Educação Física Licenciatura pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA
*****Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará - UFC.