A DOCÊNCIA: CAMPO DAS RELAÇOES ENTRE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

MARIA LUCIANE SILVA DE MEDEIROS

Co-autores: FRANCISCA LARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

Neste artigo serão apresentadas as características que fazem parte da profissão do educador, sendo pontuadas, em especial, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico baseado em revistas, artigos, Google Acadêmico, além de livros de alguns descritores que abordam o tema de ensino e aprendizagem. Inicialmente é preciso conhecer um pouco sobre a profissão da docência, analisando os seus aspectos desde o conceito até as dificuldades encontradas pelos profissionais que atuam nesta área. Serão feitas análises sobre a prática de ensinar, os seus desafios, as orientações coerentes para a realização de um bom ensino e o papel do educador perante esta temática. A aprendizagem vem como uma meta a ser alcançada pelos autores do ensino para com os discentes, pois sabe-se que cada pessoa ,em sua individualidade, responde de uma maneira diferente ao que lhe é proposto. Finalizando assim com as propostas de avaliação, as quais serão apresentadas as diversas maneiras de serem aplicadas, informando assim, em especial, sobre os três tipos de maneiras diferentes de serem desenvolvidas em sua aplicabilidade. São elas: avaliação diagnóstica, formativa e a somativa. Observa-se que na contemporaneidade apesar de muitos se questionarem sobre a maneira correta de ensinar e avaliar, infelizmente, alguns indivíduos preferem estagnar nas perguntas e não buscam, na prática, a resolução da problemática, as quais ,muitas vezes, estão na maneira de ensinar. Não existe receita de bolo para ser um bom profissional da área da educação, o que deverá existir é a boa vontade de todos para com o aprimoramento de seus conhecimentos que vão além de um papel e uma caneta.