O conteúdo de Lutas é um dos blocos de conteúdos que devem ser ministrados na Educação Física Escolar. Por conseguinte, o professor de Educação Física deve constituir em sua estrutura formativa um rol de competências e habilidades que o qualifiquem para ministrar esse conteúdo. Considerando a veracidade dessas premissas, a relevância pedagógica do conteúdo de Lutas pode ser atestada pela estratégia discursiva do professor e encontra-se também atrelada à reflexão da própria prática docente. Este ensaio científico, de cunho exploratório e descritivo, objetivou analisar a seguinte problemática: Qual o perfil docente considerado ideal do professor (a) de lutas na escola? A amostra da pesquisa foi composta pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Lutas, semestre 2017.1, concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Ceará- Campus Canindé. A pesquisa foi realizada a partir da análise da produção textual da amostra, elaboradas no intuito de responder à problemática desse estudo. As práticas vivenciadas no decorrer da disciplina, no período de agosto a setembro do ano de 2017, poderiam ser retomadas como instrumento argumentativo. Foram analisados um total de 30 textos, os quais apontaram que, para além das técnicas específicas das diferentes lutas e das estratégias lúdicas, o conhecimento relacionado à história e à filosofia das diferentes lutas são fatores determinantes na constituição do perfil docente e, em especial, na questão de lecionar a diferenciação entre lutas e brigas na escola. Entre os resultados encontrados, também foi constatado que um percentual de 30% da amostra relata que o preconceito à prática de Lutas e a falta de experiência nas modalidades são as maiores dificuldades no trato pedagógico desse conteúdo. Portanto, verificou-se em unanimidade que o compromisso do professor com esse conteúdo na sua prática docente é um fator determinante para real implantação do ensino de lutas na escola, podendo superar os possíveis fatores adversos que possam ser encontrados nas distintas realidades educativas.