A UTILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS SUGERIDOS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Bruna Oliveira Alves¹; Claudia Mendes Napoleão¹; Danilo Magalhães Lucino¹; Marcos Henrique Pereira ².
1- Mestrado Ensino na Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE;
1- Membros do Grupo de Estudo em Educação Física Escolar, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE;
2- Graduação em Educação Física, Faculdade Terra Nordeste, Fortaleza-CE.
Palavras-chaves: Educação Física Escolar; Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino Fundamental.
INTRODUÇÃO: A Educação Física na escola, sempre passou por grandes mudanças como por exemplo as tendências da Educação Física que tanto influenciou e influencia ainda nos dias de hoje na formação dos professores (DARIDO, 2007) e nas questões políticas, sociais e econômicas, e a história ainda nos mostra que esta disciplina tende a trazer consigo, velhos questionamentos como o que ensinar e como ensinar. Os PCNs (1997) organizaram os conteúdos da Educação Física em três grandes blocos, onde no primeiro haviam (jogos, esportes, lutas e ginástica), no segundo (conhecimentos sobre o corpo), no terceiro (atividades rítmicas e expressivas) para serem utilizados ao longo da educação dos alunos, cabendo ao professor de Educação Física a distribuição destes conteúdos com equilíbrio para um melhor aproveitamento do aprendizado. OBJETIVO Investigar a utilização dos conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais no planejamento das aulas de Educação Física do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Conjunto Ceará. METODOLOGIA: A pesquisa realizada teve caráter transversal de natureza quantitativa, nas escolas públicas do Conjunto Ceará com Ensino Fundamental, no município de Fortaleza- CE, com a aplicação de questionário, com 10 professores. RESULTADOS: Na importância sobre os PCNs, seis professores disseram ser muito importante e 4 não muito importante. Em relação aos conteúdos utilizados, todos os professores de Educação Física indicaram que utilizam os conteúdos dos esportes e jogos. Levando em consideração a aplicabilidade dos conteúdos 7 deles fazem a mesclagem de aplicação, 2 dependem do tipo de conteúdo para decidirem como serão aplicados nas aulas. Somente 1 dos professores respondeu que suas aulas baseadas nos PCNs são mais teóricas. E por fim, a dificuldade da aplicação desses conteúdos, onde a maioria relatou ser a falta de material. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pelos dados nesta pesquisa obtidos pode-se concluir que os professores de Educação Física das escolas públicas do Ensino Fundamental localizadas no Conjunto Ceará estão baseando-se nos conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para elaboração e aplicação de suas aulas, mesmo que a aplicabilidade destes parâmetros sejam postos em prática na escola de maneira reduzida.
REFERÊNCIAS: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998. DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação física possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.