O BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RILZIANA ALVES DA SILVA

Co-autores: RILZIANA ALVES DA SILVA , DEYS DANNIELY DE LIMA OLIVEIRA , SEBASTIANA FERNANDA MARQUES BESSA, ALBERTO ASSIS MAGALHÃES e ANTONIA JANAINA DA SILVA BENTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

O BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INTRODUÇÃO:

O bullying na escola tem se tornado uma temática de grande impacto nos últimos tempos, seu debate tem ganhado ênfase por ser considerado um grave problema no ambiente de sala de aula que pode repercutir na vida do aluno de forma negativa trazendo fortes implicações. Dessa forma, diversos segmentos na sociedade tem buscado intensificar essa discussão para que esse problema consiga chegar a esclarecimentos dentro e fora do contexto escolar.

OBJETIVO

Analisar qual a concepção dos escolares do ensino médio da rede estadual da cidade de Francisco Dantas sobre o bullying nas aulas de educação física.

METODOLOGIA

O tipo de pesquisa realizada neste presente estudo é descritiva que segundo Gil (2008) "descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática".

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual 26 de Março, que se localiza na cidade de Francisco Dantas, RN com alunos do ensino médio ao total de 20 alunos que estudam no turno noturno. O instrumento da pesquisa utilizado foi um Questionário adaptado a pesquisa e o perfil dos alunos da escola de outro questionário validado sobre o Bullying utilizado pela instituição inglesa KIDSCAPE. Tal instrumento é composto por 17 questões abertas e fechadas e também contemplam os aspectos identificação. Considerando os resultados obtidos foi possível identificar que o bullying está presente nas aulas de educação física, ocorre geralmente entre adolescentes, principalmente de forma verbal e física.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Os resultados obtidos pelos questionários aplicados com os alunos que estudam na escola estadual "26 de Março". Participaram da pesquisa 20 alunos que estão estudando 1ª, 2ª e 3ª do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos, sendo que 60% dos alunos eram do sexo masculino e 40% eram do sexo feminino, 50% moram em zona rural e 50% moram em zona urbana, 70% com renda inferior a um salário mínimo, 25% com renda entre 1 e 2 salários e 5% com 3 ou mais. . Percebeu-se que o bullying é mais freqüente nos meninos do que nas meninas, onde nos meninos os tipos de bullying mais evidente foram agressões verbais e físicas e nas meninas notou-se mais freqüente as fofocas, apelidos e exclusão do grupo de amigos. O reconhecimento prematuro do bullying pela escola e pelas famílias é de suma importância para buscar soluções para esse fenômeno. O professor de Educação Física deve ficar atento ao fenômeno bullying e levar em consideração a importância do planejamento de suas aulas, minimizando situações de competitividade excessiva e conflitos, estabelecendo limites e regras e zelar para que as mesmas sejam respeitadas.

 

CONCLUSÃO:

Através desta pesquisa foi possível identificar que o bullying está presente nas aulas de educação física, ocorre geralmente entre adolescentes, principalmente de forma verbal e física. Percebeu-se que o bullying é mais freqüente nos meninos do que nas meninas, onde nos meninos os tipos de bullying mais evidente foram agressões verbais e físicas e nas meninas notou-se mais freqüente as fofocas, apelidos e exclusão do grupo de amigos.

 

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