IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES: A NECESSIDADE DO AUTOCUIDADO NA PANDEMIA

KEILA FEITOZA DE MOURA

Co-autores: ADERVAN FERNANDES SOUSA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A pandemia está submetendo muitas pessoas à condição de ansiedade, insegurança e outras questões emocionais, em especial os estudantes, por ter que se adequar ao ensino remoto, tornando o autocuidado uma prática necessária. Durante o grupo de estudo do Programa de Educação Tutorial - PET-UECE/FAEC, no qual foram abordadas essas questões que surgiu a ideia de fazer esse trabalho, que teve como discutir as questões emocionais dos estudantes ligadas a pandemia e a adesão ao ensino remoto. A metodologia deste trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica e apresenta um viés qualitativo. Ao final do encontro, os/as petianos/as relataram crises de ansiedade e insegurança como sentimentos recorrentes desde que a pandemia e o ensino remoto vigoram. Constatou-se que estudantes que incluem práticas de autocuidado em suas rotinas têm uma maior possibilidade de superar as implicações caudadas pelo ensino remoto.