EXPERIENCIANDO O TEMA ABORDAGEM DE MISTURAS E SUBSTÂNCIAS A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DO SUBPROJETO RPBIOFACEDI.

ERICA MARIA DE SOUSA

Co-autores: PAULO WILLIAM SALES DUARTE, JAINARA SILVA DE SOUSA, MARIA MILENA PIRES LIMA e ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Vivenciar momentos que permitam ao licenciando uma aproximação com a docência é uma das premissas do Programa Residência Pedagógica. E é objetivo deste manuscrito, descrever em forma de relato de experiência, a vivência de um grupo de residentes durante a elaboração e aplicação de uma sequência didática (SD) executada durante o módulo 1, que tratou acerca de atividades investigativas voltadas aos conteúdos de ciências: "misturas e substâncias", para um grupo de 32 alunos, do 6º ano, de uma escola de ensino fundamental localizada no município de Itapipoca-CE. Os registros e observações vivenciados durante o período de outubro/20 a março/21 serviram como subsídio para a escrita deste relato, feitos de encontros para estudo e elaboração da SD,  assim como da aplicação, avaliação e socialização do material construído. Onde essa experiência destaca o protagonismo dos residentes em regências, com o emprego de metodologias satisfatórias, a partir boas leituras, no ensino remoto.