Desafios à pedagogia hospitalar na pandemia da Covid-19
Challenges to hospital pedagogy in the Covid-19 pandemic
Andreza Corrêa da Silva dos Santos
Universidade Estácio de Sá, https://orcid.org/0000-0003-1222-7475, andrezacorreasantos@hotmail.com
Beatriz do nascimento lemos Simões Ferreira
Universidade Estácio de Sá, https://orcid.org/0000-0003-2874-061X, jrlivialicia@gmail.com
Silvio Duarte Domingos
Universidade Estácio de Sá, https://orcid.org/0000-0001-5249-7512, silvio.duartte@gmail.com
Resumo
Diversos desafios são colocados à atuação pedagógica na área da saúde, o que nos leva a refletir sobre a pedagogia hospitalar em tempos pandêmicos. Quais são os desafios para a atuação pedagógica hospitalar durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2? Diante dessa questão objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios para a atuação pedagógica na área hospitalar durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2. Para atingir o objetivo, foi proposta uma metodologia de pesquisa qualitativa, implementada por uma revisão sistemática da literatura, acerca dos descritores "pedagogia hospitalar" e "covid 19", nas bases SciELO, Periódicos da Capes e Google Acadêmico. Buscou-se artigos publicados entre março de 2020 até março de 2021. Os trabalhos selecionados foram analisados, resultando em um estado do conhecimento sobre o tema. Os artigos selecionados relatam a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramenta facilitadora possibilitando a interação entre o profissional e o paciente.
Palavras-chave: Trabalho docente; Covid- 19; Pedagogia Hospitalar.
Abstract
Several challenges are posed to pedagogical work in the health area, which leads us to reflect on hospital pedagogy in pandemic times. What are the challenges for hospital teaching activities during the SARS-CoC-2 virus pandemic? Given this question, the objective of this research was to analyze the challenges for pedagogical work in the hospital area during the SARS-CoV-2 virus pandemic. To achieve the objective, a qualitative research methodology was proposed, implemented through a systematic literature review, on the descriptors "hospital pedagogy" and "covid 19", in the SciELO, Capes Periodicals and Google Academic databases. Articles published between March 2020 and March 2021 were sought. The selected works were analyzed, resulting in a state of knowledge on the subject. The selected articles report the importance of using information and communication technologies (ICTs) as a facilitating tool enabling interaction between the professional and the patient.
Keywords: Teaching work; Covid-19; Hospital Pedagogy
1 Introdução
Ao falar sobre o papel do pedagogo, logo associamos ao trabalho desenvolvido como professor em sala de aula, por muito tempo sua prática visou apenas a escola como espaço específico. Porém, também é extremamente importante falarmos sobre a contribuição desse profissional dentro do ambiente hospitalar. Onde ele também tem o objetivo desempenhar trabalhos de mediações, articulações de aprendizagem e dar continuidade ao processo de construção do saber.
No Brasil o primeiro registro sobre aulas para crianças internadas foi no ano de 1950, no Rio de Janeiro, no Hospital Municipal de Jesus, sem vinculação com a Secretaria de Educação (TEIXEIRA et al., 2017). Acredita- se que os profissionais desse hospital tenham percebido em seus pacientes, crianças e jovens ali internados por um período longo, uma grande perda educacional corroborando para a existência da primeira classe hospitalar.
Quando falamos sobre o afastamento escolar por conta de enfermidades, é também de suma importância nos atentarmos a questões de socialização e humanização desses pacientes, que dentro desses longos períodos hospitalizados podem apresentar baixa autoestima, sentindo- se desmotivados, desestimulados e podendo se desinteressar ao retorno escolar.
Independentemente, o atendimento sendo prestado em classes hospitalares, ou brinquedotecas hospitalares, ambos são locais de ações pedagógicas nos hospitais e integram- se às propostas da Política de Humanização na Saúde. É direito desses jovens e crianças hospitalizadas o brincar, a oferta de atividades lúdicas, contribuindo dessa forma com o desenvolvimento.
Falar sobre o ensino na saúde, em tempos pandêmicos ou não, é um assunto que nos leva a pensar sobre a capacitação desse professor, sobre a metodologia aplicada, uma vez que esse profissional precisa também de um bom preparo emocional. Esse estudo teve como objetivo analisar os desafios a atuação do suporte pedagógico na área hospitalar durante a pandemia da covid- 19. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte contemplando obras publicadas entre março de 2020 até março de 2021. Com isso, foram correlacionadas as informações já relatadas em pesquisas feitas no campo da educação hospitalar, para compreendemos os pontos analisados, os problemas identificados e, as possíveis soluções encontradas.
Percebemos que questões de implementação de tecnologias e políticas públicas podem influenciar de forma positiva ou negativa uma vez em que enfrentam alguns obstáculos para que contribuam de fato como facilitadores no processo de continuação no ensino. Acreditamos que esse estudo possa contribuir nas áreas vinculadas a educação em classes hospitalares, devido a sua relevância nesse momento de pandemia onde mesmo já tendo se passado 1 ano ainda buscamos compreender e assimilar todos os acontecimentos. Devido à escassez de material sobre o assunto, ainda será primordial darmos sequência a essa pesquisa para de fato entender a importância do pedagogo na área hospitalar em tempos de pandemia da covid- 19.
2 Metodologia
Para atingir o objetivo, foi proposta uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória (GIL, 2002), que resultou em um estado da arte. Buscou-se, assim, mapear e discutir a produção acadêmica sobre pedagogia hospitalar no contexto da pandemia da nova corona vírus. Foram consultadas as seguintes bases de dados: SciELO, Periódicos da Capes e Google Acadêmico. Determinou-se que somente textos publicados entre março de 2020 e março de 2021 seriam selecionados para a análise, contemplando apenas os estudos que respondessem ao objetivo proposto. Para a coleta de dados, foram utilizados como termos indutores, "Pedagogia Hospitalar" e "Covid- 19", associados.
Para seleção dos textos, utilizou-se como critérios de inclusão: a) ser artigo científico; b) trazer os dois termos indutores, juntos ou separados, no título, nas palavras-chave ou no resumo e; c) estar integralmente disponibilizado para acesso. Foram excluídos os textos que, mesmo tendo atendido aos critérios de inclusão, não tratavam do tema Pedagogia Hospitalar, no contexto da pandemia da COVID-19.
Para a análise dos dados, primeiro, foram lidos todos os metadados dos trabalhos. Em segundo lugar, os textos selecionados foram lidos integralmente, arquivados e fichados em uma planilha do programa Microsoft Excel versão 365. Nesse documento, para cada artigo, identificou-se o ano de publicação, os sujeitos participantes, os objetivos propostos, o tipo de pesquisa realizada, a metodologia implementada, a síntese dos principais resultados obtidos, a síntese de cada conclusão e os desafios para a prática pedagógica hospitalar que os textos trazem.
3 Resultados e Discussão
Na busca pelos termos indutores "Pedagogia Hospitalar" e "Covid-19", e especificando a data da pesquisa nos anos de 2020 a 2021, foram encontrados 15 trabalhos, sendo eles: 3 monografias; 1 relatório de estágio; 1 guia informativo; 1 livro; 1 apresentação de autores da área educacional e 8 artigos científicos. Após as leituras dos textos considerando os critérios de inclusão e exclusão 5 artigos foram lidos e analisados de forma integral.
Alguns pontos em comum que podemos apontar entre os autores são os objetivos em concordância de Nunes e Silva (2020) e Lino e Sommerhalder (2020) que buscaram refletir sobre a educação a distância e o afastamento social no qual, identificaram que a não interação dos pacientes vem em decorrência da falta de equipamentos ou seja, do suporte tecnológico com acesso à internet.
Já os autores, Dantas (2020) e Costa, Medeiros e Cereali (2020) tinham como objetivo refletir sobre o papel do pedagogo no ambiente hospitalar, suas adaptações ao meio e a forma de ação didática utilizada. No entanto, puderam concluir que é necessária uma reestruturação da prática pedagógica.
Por fim, Ferreira et al., (2020), retratam em seu artigo as dificuldades enfrentadas por uma turma de pedagogia, que realizavam sua matéria de estágio em Organização Não Escolar, em uma UPA da mesma cidade, quando foram surpreendidos pela pandemia no qual se viram na obrigação de realizar sua prática em campo, através de pesquisas e seminários para a conclusão da disciplina. A partir dessa experiência os autores levantaram como possíveis dificuldades as questões de higiene pessoal e tecnologia, destacando novamente os mesmos pontos já citados em artigos anteriores.
Trazemos em destaque dois artigos que embora utilizem metodologias diferentes, abordam de forma clara nosso objetivo de estudo, que são os desafios enfrentados pelos profissionais da pedagogia hospitalar em tempos de Pandemia de Covid-19. O texto de NUNES e SILVA (2020), traz como foco principal de pesquisa, os desafios do professor na criação de ações pedagógicas atuantes no modelo de ensino a distância buscando dar continuidade aos estudos, promovendo a reflexão de políticas públicas orientando o trabalho desenvolvido na classe hospitalar a fim de contribuir positivamente na aprendizagem dos alunos pacientes. Da mesma forma DANTAS (2020), aborda questões importantes a serem repensadas no que diz respeito a políticas públicas e direitos das crianças e jovens internados, aos medos enfrentados no início da pandemia onde tudo parecia incerto, ao elevado número de mortes em decorrência da doença e até a forma de prevenção que no início era algo extremamente preocupante e impreciso. A autora faz reflexões quanto ao trabalho do pedagogo hospitalar, visando um cenário caótico e de incertezas.
Os dois trabalhos relatam a rotina do pedagogo hospitalar, as atividades de projetos que estão sendo propostos para que seja possível dar continuidade ao processo de ensino nas classes hospitalares, brinquedotecas hospitalares, ou demais nomes dados aos espaços destinados a esses atendimentos nos hospitais. Mesmo que apresentados em situações adversas e com a extrema necessidade de readaptações no local de trabalho, ambos artigos trazem as questões de adequação à nova realidade, com a adaptação aos recursos tecnológicos utilizados e ao isolamento social como grandes desafios. Por fim, os textos sinalizam a comunicação online como uma forma de aproximação entre os profissionais e os alunos pacientes.
4 Considerações Finais
Foi escolhido como Tema para essa pesquisa a Pedagogia Hospitalar e os desafios das práticas pedagógicas em tempos de Pandemia. Tendo como objetivo principal analisar os desafios na atuação do suporte pedagógico na área hospitalar durante a Pandemia da Covid- 19. Notou-se que os artigos analisados trouxeram como principais resultados questões relacionadas a biossegurança hospitalar, a inovação da didática a partir das Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs), a ausência de políticas públicas que estabeleçam e amparem a necessidade de um profissional da área da Educação nas classes e/ou espaços hospitalares.
Podemos concluir que ainda há pesquisas sobre o tema aqui investigado. Sendo assim, faz- se necessário um aprofundamento a respeito da pedagogia hospitalar durante a pandemia da covid-19, pois trata-se de um assunto atual e de relevância para o meio educacional. Nossa pesquisa permite questionarmos se essa carência de estudos sobre o tema impacta as práticas pedagógicas no ambiente hospitalar em momentos de crise sanitária, como a que estamos vivenciando. Destacamos, por fim, a urgência de políticas públicas voltadas para essa área, principalmente, em relação à biossegurança necessária para a saúde dos professores atuantes nos espaços hospitalares.
Referências
DANTAS, Jaqueline, L. L. "Viver é muito perigoso" A Prática Pedagógica Hospitalar em Tempos de Pandemia: Uma reflexão à luz de Grande Sertão: Veredas. Pedagogia em Ação. Belo Horizonte, V. 13 n. 1, 2020.
FERREIRA, Maria et al. Reinventar a Prática: A experiência da pedagogia no estágio da UPA durante a pandemia. UniEVANGELICA. Anápolis, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LINO, Ana Maria. SOMMERHALDER, Aline. TDICs Em Classes Hospitalares: Dados, reflexões e possibilidades de interação com crianças. Congresso Internacional de Educação e Tecnologia. 2020.
NUNES, Cristiane, N.; SILVA, Sandra S. L. S. As Classes Hospitalares: Desafios da Educação a Distância no contexto da Covid-19. Unicid. São Paulo, SP. Brasil. 2020.
TEIXEIRA, Ricardo; TEIXEIRA, Uyara; SOUZA, Márcio; RAMOS, Pedro. Políticas de inclusão escolar: um estudo sobre a classe hospitalar no Brasil. RBPAE- V. 33, n. 2. 2017.