FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM RELATO DE DOCÊNCIA ORIENTADA

ALANA RODRIGUES RIGÃO

Co-autores: ALANA RODRIGUES RIGÃO, ROSEMAR DE FÁTIMA VESTENA e GREICE SCREMIN
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência vivenciada no âmbito de um estágio curricular em Docência Orientada I, realizada pela primeira autora no primeiro semestre de 2021. O estágio docente foi realizado no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Franciscana (UFN), no contexto da disciplina de Ambiência em Ensino de Ciências da Natureza, cujas ações pedagógicas desenvolvidas com as acadêmicas concernem à temática Ser Humano e Saúde. Em cinco aulas, foi desenvolvida uma sequência didática sobre a referida temática, buscando desenvolver o protagonismo das acadêmicas da disciplina. Foi aplicado como instrumento avaliativo um questionário via Google Forms, disponibilizado via AVA (Moodle) para as acadêmicas que abordou reflexões sobre o eixo de conhecimentos específicos e didático-pedagógicos. Constatou-se que a estratégia didática desenvolvida com as acadêmicas contribuiu para o enriquecimento cognitivo relativo ao desenvolvimento de conhecimentos específicos do conteúdo e didáticos como também em habilidades importantes no exercício da docência.