ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA VISÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO

ANA VÉRICA DA ARAÚJO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este artigo versa sobre Alfabetização Científica, conceituando-a e demonstrando sua importância histórica para o Ensino da Ciência e sua necessidade na atualidade. Sendo a escola o local onde geralmente se tem o primeiro contato com a ciência e seu estudo, e o professor de ciências é o principal elo entre aluno e ciência, buscou-se descrever a concepção de Alfabetização Científica expressada por um docente da educação básica da área de Ciências da Natureza. Para isso, foi utilizado entrevista para coleta de dados e o Estudo de Caso como metodologia, configurando-se numa abordagem qualitativa. O estudo revelou que mesmo não possuindo intenção deliberada de realizar Alfabetização Científica, o uso da pesquisa como prática cotidiana escolar pelo professor, ultrapassou as fronteiras da escola e possibilitou, tanto aos alunos, quanto ao professor, a reelaboração de conhecimentos, o reconhecimento e a prática não intencional de Alfabetização Científica.