ACENDE OU NÃO? PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE 2° ANO DA EEMTI LOURENÇO FILHO (CRATEÚS-CE) SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO.

SEBASTIANA VIEIRA SIQUEIRA

Co-autores: MARIA CAROLAINE AURÉLIO FERNANDES ROSENDO, LOURIVAL ROSA PEREIRA e ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

O programa Residência Pedagógica (RP) complementa a formação de estudantes dos cursos de licenciatura. A
atuação acontece em parceria com escolas da Educação Básica do país com acompanhamento de preceptores,
docentes orientadores e coordenadores institucionais. Por meio de ações docentes em parceria com a escolacampo, residentes do programa RP do subprojeto Química/FAEC desenvolveram uma metodologia para a
abordagem do conteúdo de ligações químicas para turmas de 2º ano da EEMTI Lourenço Filho na cidade de
Crateús-CE. Realizou-se um experimento no laboratório da escola que foi gravado, editado e apresentado aos
alunos de forma síncrona via Google Meet. Diante do exposto, pretende-se avaliar a metodologia utilizada e a
compreensão temática dos alunos por meio de formulário online. Diante das respostas obtidas, observaram-se
resultados positivos para os aspectos indagados. Destaca-se a relevância da ação como complemento de ensino
em período pandêmico, em que as relações assumem o caráter digital e remoto.