RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: CONCEITOS, MÉTODOS E DESAFIOS

FRANCISCO LEANDRO DA COSTA SOARES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este trabalho tem por intuito retratar a importância do raciocínio geográfico no ensino de Geografia na Educação Básica do Brasil. Nossa problemática foi conhecer qual o fundamental papel do Raciocínio Geográfico na escola e no cotidiano dos discentes? O objetivo é analisar a importância do Raciocínio Geográfico no Ensino dos conhecimentos geográficos na escola e na vida dos educandos em sua construção escolar-profissional. A metodologia fundante foi o levantamento bibliográfico e as narrativas vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Residência Pedagógica (PRP). Os resultados revelaram que o estímulo pelo Raciocínio Geográfico é importante na vigência e continuidade do ensino de Geografia nas escolas, na construção dos saberes pelos discentes. Com isso, a continuidade e efetivação de pesquisas ligadas ao racionar, geograficamente, torna-se imediato e importante nas pesquisas geográficas referentes ao seu Ensino.