RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO APOIO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO REMOTO

MARLON BRANDO BRAGA ALVES

Co-autores: REJANE PEREIRA DIAS GOMES e FABRÍCIO BONFIM SUDÉRIO
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

No atual cenário de isolamento social ocasionado pela COVID-19, as instituições de ensino suspenderam suas atividades escolares presenciais e transitaram do ensino presencial para o ensino remoto. Diante disso, desenvolveu-se uma ação vinculada ao Programa Residência Pedagógica (PRP), que além de buscar melhorias para o ensino remoto emergencial, visou proporcionar mais uma oportunidade formativa aos residentes envolvidos. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência sobre a produção e a utilização de podcasts como apoio pedagógico nas aulas de biologia em uma das ações do subprojeto do PRP de Biologia da FAEC/UECE. O envolvimento com essa atividade foi considerada uma experiência de muita aprendizagem em termos de prática inicial docente, sobretudo nessa condição excepcional de ensino remoto. Vivências dessa natureza podem fazer com que os residentes se tornem profissionais mais capacitados e preparados para exercer o papel de professor.