MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DOCENTES ANTE AOS DESAFIOS DO NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL.

LIDIANE DE VILHENA AMANAJÁS MIRANDA

Co-autores: LIDIANE DE VILHENA AMANAJÁS MIRANDA, SÉRGIO BARBOSA DE MIRANDA, RITA DE CASSIA MEDEIROS BORGES e LEANDRO GOMES DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O contexto de estudo tem a explicitação do uso de metodologias ativas por meio do uso das tecnologias e da utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar de modo a atender as demandas e adaptações de vida devido às mudanças nas práticas docentes ante aos desafios do novo cenário educacional. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Quanto aos resultados, foram verificadas as principais contribuições da literatura sobre as metodologias ativas. Como resultado, percebeu-se a utilização de computadores e aparelhos celulares com acesso a aplicativos que conduzem o aluno a realizar as atividades escolares, é um dos avanços tecnológicos que faz parte da vida da maioria da população. Recorrendo as metodologias ativas, é necessário que haja uma atualização e formação continuada dos profissionais diretamente envolvidos no ensino-aprendizagem.