RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

CRISTIANA DE PAULA SANTOS

Co-autores: CRISTIANA DE PAULA SANTOS, FRANCISCA KALINE PEREIRA DE SOUZA1 e FABRÍCIO BONFIM SUDÉRIO3
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 Apesar de um dos principais objetivos do Programa Residência Pedagógica (PRP) ser a imersão do licenciando no cotidiano escolar, na condição de pandemia da Covid-19, as ações do programa precisaram ser vivenciadas virtualmente. Deste modo, os residentes tiveram que se reinventar quanto aos recursos pedagógicos. Este trabalho objetiva relatar uma experiência do subprojeto PRP/Biologia/FAEC com a produção e a aplicação de um vídeo didático na escola E. E. E. P Manoel Mano de Crateús-CE. Depois de aplicar a metodologia, todos os estudantes envolvidos afirmaram que o recurso ajudou na assimilação do conteúdo sobre os níveis de organização biológica. Ao serem questionados se o vídeo ajudou a assimilar o conteúdo teórico visto em sala de aula e se gostariam que o vídeo fosse exibido novamente, a ampla maioria afirmou que sim. Esses dados indicam que o vídeo produzido foi aceito e que, na percepção dos estudantes, auxiliou na assimilação do conteúdo.

Palavras-chaves: Ensino de biologia; Recursos pedagógicos digitais; Formação docente.