VIABILITY OF BIOMASS USAGE IN THE ENERGY MATRIX WITH SUGARCANE BAGASSE: A SYSTEMATIC REVIEW.

FERNANDA RODRIGUES DA COSTA

Co-autores: FERNANDA RODRIGUES DA COSTA, LUCAS MAIA DANTAS, CLARISSA FERREIRA PIN, MAELE COSTA DOS SANTOS e MARYLENE SOUSA GUIMARÃES ROMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A geração de energia em todo o mundo está passando por transformações. Para o Brasil isso é importante, o país detém de recursos renováveis diversos, e a demanda por um desenvolvimento socioeconômico sustentável. Realizar uma revisão sistemática do tema para verificar a utilização do bagaço da cana de açúcar afim de responder a seguinte questão de pesquisa: como o uso da bioeletricidade gerada a partir do bagaço da cana de açúcar pode contribuir para minimizar a crise hídrica em que o Brasil está passando? 
Para verificar a utilização do bagaço da cana de açúcar diante do exposto, justifica-se a realização da pesquisa nesta temática, e a orientação para responder a seguinte questão: como o uso da bioeletricidade gerada a partir do bagaço da cana de açúcar pode contribuir para minimizar a crise hídrica em que o Brasil está passando? A pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória, onde foram consultadas quadro bases de dados por meio de uma string com palavras chaves: Agroindústria; Biomassa; Bagaço de Cana de Açúcar; Energia; Resíduo. Para responder à questão, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa utilizada para construir a pesquisa de caso, com objetivo de entender o processo de reaproveitamento dos resíduas para geração de eletricidade. ao todo foram selecionadas treze publicações, essas foram analisadas e por fim respondeu-se à questão inicial. Observou-se o bagaço da cana de açúcar tem resultado positivo como cogeração de energia. Mostrado que a biomassa pode servir como fonte renovável de energia para auxiliar nos períodos de estiagem no setor hídrico.