RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FAEC/UECE

MARIA CAROLAINE AURÉLIO FERNANDES ROSENDO

Co-autores: SEBASTIANA VIEIRA SIQUEIRA, LOURIVAL ROSA PEREIRA e ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) tem como intuito estreitar os laços entre o espaço escolar e o estudante de licenciatura. Diversas são as etapas e atividades sugeridas pelo programa, a serem realizadas pelos residentes com a supervisão do preceptor da escola-campo e da docente orientadora da universidade a qual pertence. Devido à pandemia do novo coronavírus, este trabalho se desenvolveu de forma remota utilizando ferramentas como o Youtube, Google Meet, Classroom e Edmodo. A RP possui suma importância na formação de professores, uma vez que permite momentos de grande aprendizagem para edificação de sua carreira docente. Portanto, este relato tem o objetivo de apresentar as principais vivências das residentes durante o módulo 1 do Programa RP do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) nas turmas de 2° ano "C" e "D" na EEMTI Lourenço Filho. Incontáveis conhecimentos foram adquiridos no decorrer desse período.