AS METAMORFOSES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS IMPACTOS DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS

NATALIA MARIA DUARTE MENDES

Co-autores: NATÁLIA MARIA DUARTE MENDES, MESTRANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIV, ATALES SAMARA SAMPAIO MOREIRA, ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃ, ANA GEICIANE GONÇALVES, ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA U, JOSÉ NAILSON ALVES DIAS, MESTRANDO EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSI e ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA, PROFESSOR DO CENTRO U
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as metamorfoses curriculares da educação superior, bem como os impactos da formação por competências. A presente pesquisa utiliza abordagem qualitativa, afim de desvelar o objeto aqui pesquisado de acordo com seus objetivos. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental. A técnica de análise se tratou da análise de conteúdo. Considera-se que a hipervalorizarão do capital trouxe reflexos danosos a formação superior, e consequentemente aprofunda-se os impactos na formação do ser social, bem como no modus operandi das instituições de educação superior, uma vez que a pedagogia da competência compromete-se com os desígnios mercantis em detrimento da formação crítica e generalista dos profissionais.


Palavras-chaves: Currículo; Competências; Reformas.