ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS DA PANDEMIA COVID-19 COMO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS EM FORMAÇÃO DOCENTE

ANA MARIA TEIXEIRA LISBOA

Co-autores: ANA MARIA TEIXEIRA LISBOA e NOEMI SUTIL
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

Neste trabalho, são apresentadas contemplações sobre proposta educacional em abordagem de aspectos socicientíficos da pandemia COVID-19, com fundamentos teóricos em Paulo Freire, na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental. Em referência a esse contexto, objetivou-se analisar possiblidades educacionais de formação docente em abordagem de aspectos sociocientíficos da pandemia COVID-19. Os dados apresentados foram produzidos por meio do ambiente virtual Google Meet, com transcrição de expressões orais. A apreciação dos dados considerou as categorias de raciocínio investigativo e negacionismo científico, de acordo com Análise de Conteúdo. Podem ser destacadas possibilidades de prosperar em práticas formativas em Questôes Sociocientíficas (QSCs), agregando-se reflexões e conhecimentos que poderão ser incorporados na prática docente no decurso educacional das turmas observadas.