O presente trabalho é um relato de experiências das atividades realizadas pelo Grupo e Projeto de Extensão Fontes Históricas da Ditadura, da Licenciatura em História da FECLESC/UECE na cidade de Quixadá-CE. Abordaremos especificamente os quatros primeiros episódios da série de podcasts "Escutasda docência: aulas de História sobre a Ditadura" que em outubro de 2020 estrearam nas plataformas digitais. As discussões deram-se sobre temáticas relacionadas a Ditadura Militar (1964-1985) e as práticas docentes, ouvindo relatos de professores das escolas públicas do Sertão Central cearense, discutindotambém desafios da atualidade: autoritarismo, pandemia e ensino remoto. Dialogamos com Meihi e Holanda (2018), Souza (2017), e outros autores. Nosso estudo evidencia que há uma necessidade de alunos e professores se apropriarem dos espaços digitais para construção de uma educação que defenda o Estado democrático de direito, a justiça social e que seja contra o autoritarismo em suas múltiplas facetas.