ATIVIDADES DE CAMPO E VALORIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO

MUNIQUE DOS SANTOS SILVA

Co-autores: MUNIQUE DOS SANTOS SILVA, VINÍCIUS DOS SANTOS MORAES, LARISSA DA SILVA SANTOS DE AZEVEDO e ANDERSON DOS SANTOS PORTUGAL
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Os webinários são uma alternativa no ensino remoto. Estes trazem interatividade ao público, e agregam conhecimentos para ambas as partes (palestrantes e ouvintes). Neste trabalho é discutido um webinário sobre a elaboração de um guia com atividades de campo que foi elaborado para professores de ciências do 6° ano do município de Magé/RJ. O webinário foi composto por apresentação do tema, interação via chat e perguntas abertas e fechadas em diversos momentos, direcionada aos participantes. Os mesmos julgaram como mais importantes para construção de um guia didático, que estes materiais devem auxiliar no entendimento de um tema, e veem esta ferramenta como complemento de aula e livros didáticos. Através do webinário foi possível levar a importância dos guias didáticos de campo para além de um material de apoio, tendo na instrumentalização deste recurso, uma ponte para ensino-aprendizagem e valorização do território local.