O USO WHATSAPP® COMO RECURSO DIDÁTICO NA MONITORIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

FRANCISCA HENIA CAVALCANTE PEIXOTO

Co-autores: FRANCISCA HÊNIA CAVALCANTE PEIXOTO, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA, GERMANA COSTA PAIXÃO e OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JUNIOR
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

O uso do WhatsApp® é uma ferramenta com potencial para facilitar a comunicação entre amonitoria, alunos e docentes, em especial no contexto pandêmico. O trabalho objetivou descrever a contribuição do uso do WhatsApp®, durante a monitoria de um Curso de Ciências Biológicas a distância. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que foi efetuado a partir da vivência de uma discente durante sua atuação como monitora polivalente.Através do aplicativo a monitora esteve acessível diariamente, sendo solicitada com no mínimo 3 mensagens semanais, ressalta-se que a procura ficava ainda mais intensa quando se aproximavam as atividades avaliativas, havendo demandas diárias. Os momentos de interação com palavras de incentivo, respostas aos questionamentos e resoluções das atividades entre a monitoria e os estudantes foram realizados através do aplicativo. Constatou-se o quanto é fundamental a adoção de recursos como WhatsApp®, pois a ferramenta possibilitou umainteração dinâmica e prática.