CORDEL COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A COVID-19

HEVERTON CARLOS LINHARES PEREIRA

Co-autores: LEONARDO JUDSON SOUSA e FRANCIONE CHARAPA ALVES
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

Este estudo trata-se de um relato de experiência, vivenciado por estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Federal do Cariri, a partir de um projeto de intervenção em uma turma de oitavo ano de uma escola da rede municipal de Milagres-CE. Visando o atual cenário pandêmico, procuramos uma maneira de disseminar a Ciência, a interdisciplinaridade, como também uma maneira de precaução contra a COVID-19. De uma maneira lúdica, abordamos a conscientização em relação à COVID-19, para em outro momento construir o Cordel. Neste contexto, o objetivo deste texto é refletir o cordel como estratégia metodológica no ensino de Ciências. A metodologia utilizada neste escrito foi qualitativa e descritiva, como também uma revisão bibliográfica. Por fim, concluímos que com o Cordel podemos trabalhar a interdisciplinaridade, além da sua eficácia no que se refere ao seu uso pedagógico no ensino de Ciências.