DESAFIOS DA MONITORIA ACADÊMICA DE PARASITOLOGIA EM PERÍODOS DE ENSINO REMOTO OBRIGATÓRIO NA PANDEMIA DE COVID-19

HELLEN CRYSLEN BERNARDO BEZERRA

Co-autores: HELLEN CRYSLEN BERNARDO BEZERRA, NATAN RICARDO CUTRIM RAMOS e TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES BACHUR
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

Diante do cenário de pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2, o Ministério da Educação do Brasil autorizou a substituição das aulas presenciais por aulas remotas. O presente estudo descreveu as experiências dos monitores da disciplina de Parasitologia do curso de Medicina da UECE, nos anos de 2020 e 2021, no período de ensino remoto obrigatório, os quais utilizaram duas metodologias: elaboração de uma apostila de Parasitologia em formato eletrônico e de casos clínicos para discussão online com os alunos. Houve êxito na realização da monitoria acadêmica por via remota e as metodologias utilizadas auxiliaram os estudantes através de um aprendizado dinâmico e criativo diante do cenário de pandemia e distanciamento físico.