EXPERIENCIANDO A DODISCÊNCIA: PROFESSOR UM ETERNO APRENDIZ

CYNTIA MARIA SILVA VASCONCELOS

Co-autores: CYNTIA MARIA SILVA VASCONCELOS, CINTIELENA HOLANDA COSTA, ELIZA TÁVORA DE ALBUQUERQUE, EMANOELYNA GONÇALVES JUCÁ e ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

A dodiscência é um conceito criado por Paulo Freire com a intenção de unir docência e discência, fortalecendo a ideia de que o professor é um eterno aprendiz. Neste sentido, o referido trabalho tem por objetivo refletir sobre uma experiência de dodiscência na formação docente, através da análise dos relatos feitos por discentes do Programa Associado de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), que tiveram a oportunidade de vivenciar essa prática por meio dos Grupos de Apoio Pedagógico. Os relatos demonstram uma aceitação satisfatória da prática da dodiscência, ao mesmo tempo que se apresenta como estratégia relevante nos cursos de formação docente, que contribui para a caminhada do professor enquanto eterno aprendiz