LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LUANA BALBINO DOS SANTOS

Co-autores: BIANCA ORTIZ DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Uma das dificuldades do ensino de botânica consiste na falta de atividades práticas, no uso limitado de tecnologias e no excesso de memorizações. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) destaca o letramento científico como estratégia pedagógica para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi realizar a análise do letramento científico no conteúdo de botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do ensino fundamental. Como resultado identificou-se entraves ao ensino de botânica, caso os professores utilizem o livro como recurso didático principal. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas investigativas, críticas e reflexivas; a inexistência de uma perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos; e a ausência de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.