TAXONOMIA DO ENSINO, CIÊNCIA E POLÍTICA: MODELOS DAS NAÇÕES UNIDAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

PAULO VICTOR SOUZA RODRIGUES

Co-autores: BRUNO VICTOR MARIANO RODRIGUES e DIEGO GADELHA DE ALMEIDA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca da utilização dos Modelos das Nações Unidas (MUN) como metodologia de ensino-aprendizagem, analisando-se a sua contribuição para o desenvolvimento de soft e hard skills das pessoas envolvidas - tais como oratória e trabalho em equipe -, e também para a formação de pessoas mais ativas e conscientes. Para tanto, considera-se um trabalho realizado no Instituto Federal do Ceará, o IF Model United Nations, fazendo-se discussões sobre a participação de estudantes de escolas públicas em conferências que simulam ambientes internacionais. Com esse foco em vista, procurou-se também entender a taxonomia do ensino, da ciência e da política que envolve os MUN, para, assim, refletir-se acerca das possibilidades de formação de sujeitos capazes de responder rapidamente aos avanços tecnológicos e comportamentais advindos da globalização.