Atuação brasileira no Cyted é reforçada

29 de julho de 2008 - 10:54

Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) mantém programas em seis áreas temáticas

Na última terça-feira, 22, o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT, José Monserrat Filho, reforçou, em reunião realizada em Brasília, o compromisso do governo brasileiro com o Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted).

O encontro contou com a participação do presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, e de representantes do programa.

Criado em 1984, o Cyted mantém programas em seis áreas temáticas. São elas: saúde; agroalimentação; desenvolvimento sustentável; mudanças globais e ecossistemas; promoção do desenvolvimento industrial; tecnologias da informação e telecomunicações e ciência e sociedade.

Na avaliação de Monserrat, todas as ações do programa vão ao encontro dos interesses do governo brasileiro e das políticas que estão sendo implementadas pelo MCT. “Podemos e queremos manter os compromissos do Brasil com o programa. Faz parte da política do Brasil se associar aos países vizinhos. A América Latina é uma prioridade para o nosso governo”, disse ele, em notícia divulgada pelo ministério.

O Cyted também está desenvolvendo a Rede Genoma, que já é apoiada por vários países. O chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT destaca que o Brasil tem muito interesse em participar da ação. “Nossa disposição, inclusive, é trabalhar para que o programa tenha outros projetos maiores como o Genoma”, afirmou.

Durante a reunião, o secretário-geral do Cyted, Fernando Aldana Mayor, ressaltou a importância da participação brasileira no programa e a necessidade de ampliação das pesquisas. Ele lembrou que, além das áreas já definidas e da Rede Genoma, também deverão ser desenvolvidos na região outros projetos maiores relacionados às áreas de agricultura e meio ambiente.

“Temos várias ações que necessitam da colaboração do Brasil, como os projetos de dejetos agrícolas para a produção de energia”, citou.

Informações sobre as ações do MCT podem ser obtidas no site http://www.mct.gov.br. (Com informações do MCT)

Fonte: Gestão C&T, nº 749