Uece reativa Câmara de Arte e Cultura em solenidade no campus Itaperi
16 de dezembro de 2025 - 11:17
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na tarde da última segunda-feira (15), no Auditório Central, a cerimônia de reativação da sua Câmara de Arte e Cultura (Artecult). O evento reuniu gestores universitários, representantes de instituições culturais, docentes, servidores, estudantes e artistas.
Abrindo a programação, o público foi presenteado com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Uece (OSUECE), sob orientação do professor Alfredo Barros, com regência de Willian Ciriaco e Rélmerson Lima. O repertório incluiu obras de Jean Sibelius, Johann Strauss e Johannes Brahms, demonstrando a excelência artística dos músicos e o papel da Universidade como espaço de formação, produção e difusão cultural. A apresentação conferiu caráter simbólico à solenidade, reafirmando a centralidade da música e das artes na vida universitária.
Instância colegiada de caráter consultivo e propositivo, vinculada diretamente à Reitoria da Uece, a Artecult tem seu funcionamento regulamentado pela Resolução nº 1453/2018 do Conselho Universitário (Consu). A Câmara é composta por membros natos e representantes da comunidade universitária. Entre seus integrantes estão pró-reitores de Extensão e de Assuntos Estudantis; diretores da Editora da Uece (Eduece) e do Sistema de Bibliotecas (Sibuece); coordenação da Assessoria de Comunicação; representantes dos Estudantes e dos Servidores Técnico-Administrativos; e representantes das Áreas de Música, Literatura e Leitura, Artes Cênicas, Arte-Educação, Artes Plásticas e Visuais e Tradições Populares. Os membros têm mandato de dois anos, renovável por igual período. Integram a Artcult/Uece:
1. Profa. Maria Anezilany Gomes do Nascimento
2. Profa. Monica Duarte Cavaignac
3. Profa. Cleudene de Oliveira Aragão
4. Servidora Ana Nery Amorim
5. Servidora Sara Raquel de Melo Ferreira
6. Horácio Almeida Carvalho
7. Maria Luiza de Sousa Xavier
8. Servidor João Evangelista dos Santos
9. Servidora Marluce de Araujo Mesquita
10. Prof. Potiguar Fernandes Fontenele
11. Profa. Lucila Pereira da Silva Basile
12. Prof. Francisco Carlos Carvalho da Silva
13. Profa. Jaquelânia Aristides Pereira
14. Profa. Vanessa Sanders Curi
15. Prof. Francisco Jarbas Santos de Sousa
16. Profa. Edite Colares Oliveira Marques
17. Profa. Maria Zenilda Costa
18. Prof. Pablo Diego Mañé Solari (Pablo Manyé)
19. Prof. Francisco Luciano Teixeira Filho
20. Prof. Hildebrando Maciel Alves
21. Prof. Rodrigo de Albuquerque Marques
Entre os objetivos da Artecult estão a formulação, o acompanhamento e o apoio à política institucional de arte e cultura da Uece, o estímulo e o mapeamento de grupos artísticos e culturais, além da representação da Universidade junto a órgãos e instituições públicas nas áreas de arte, cultura, livro e leitura, em âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional.
No evento de reativação da Câmara, a mesa de honra foi composta pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; pelo vice-reitor, professor Dárcio Teixeira; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca, representando a Secretaria da Cultura do Estado (Secult); o pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Sandro Thomaz Gouveia; o coordenador de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Raimundo Aterlane Pereira Martins; o presidente da Câmara de Arte e Cultura da Uece, professor Pablo Manyé; o secretário da Artecult, professor Hildebrando Maciel Alves; e a diretora da EdUECE e fundadora da Câmara de Arte e Cultura da Uece, professora Cleudene Aragão.
Durante a solenidade, o presidente da Câmara de Arte e Cultura da Uece, professor Pablo Manyé, destacou que a reativação do órgão representa “um gesto prático e simbólico”. Segundo ele, no aspecto prático, a Câmara passa a atender demandas concretas da comunidade universitária, como apoio a projetos, circulação de produções artísticas, espaços expositivos e bolsas. No plano simbólico, o relançamento “recupera um lugar de interlocução entre alunos, professores, projetos, entre os campi e a sociedade”, fortalecendo a relação da Universidade com a cultura e com os saberes que se desenvolvem para além de seus muros.
O presidente ressaltou ainda que a Câmara é reativada com o compromisso de formular políticas culturais construídas de forma coletiva, valorizando a diversidade de linguagens, os saberes populares e a integração multicampi. Entre as ações já iniciadas e os planos futuros estão a qualificação dos editais de iniciação artística, o reconhecimento das mestras e mestres da cultura popular, o mapeamento da produção artístico-cultural da Uece e a promoção da circulação cultural entre os campi.
Representando a Secult, Gecíola Fonseca destacou a importância da reativação da Câmara de Arte e Cultura da Uece, classificando o momento como “um gesto político” que reafirma a arte, a cultura, o livro e a leitura como dimensões centrais da vida universitária, da produção do conhecimento e da formação humana. Segundo ela, fortalecer instâncias como a Artecult, especialmente em um contexto de desafios sociais e civilizatórios, é afirmar a universidade como “território de sensibilidade, criação, memória e futuro”, além de consolidar a parceria estratégica entre a Uece e a Secult, baseada na construção conjunta de políticas culturais democráticas, diversas e socialmente referenciadas, conectando os saberes acadêmicos aos saberes da experiência.
No mesmo sentido, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, destacou que a reativação da Câmara de Arte e Cultura reafirma o compromisso da Uece com a cultura do Ceará, do Brasil e do mundo, ressaltando que “a arte e a cultura devem ser comemoradas todos os dias”. Ele enfatizou o papel da Câmara como instrumento fundamental para dar maior visibilidade às ações culturais da Universidade, valorizando iniciativas como a Orquestra Sinfônica da Uece e a produção artística dos cursos. Segundo o vice-reitor, a presença de um membro da Assessoria de Comunicação da Uece na Câmara fortalece esse processo, pois “a divulgação é o fio fundamental” para que a produção cultural da Uece alcance diferentes públicos, contribuindo para oferecer ao povo cearense “uma cultura de qualidade”.
Encerrando o momento de pronunciamentos, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a Câmara de Arte e Cultura como uma das prioridades institucionais para o próximo período, ressaltando que a retomada do órgão é fundamental para colocar a arte e a cultura “como elemento central também do processo de sociabilidade na universidade e da nossa relação com a comunidade”. Segundo ele, a Artecult tem a missão de impulsionar ações que revelem os talentos existentes entre estudantes, docentes e servidores, por meio de eventos e festivais culturais capazes de fortalecer a identidade universitária e ampliar o diálogo com a sociedade cearense.
O reitor anunciou ainda investimentos estruturantes que fortalecem diretamente essa agenda cultural, como a conquista da construção de uma concha acústica no campus Itaperi, além da ampliação da Orquestra e da Banda Sinfônica da Uece e da aquisição de equipamentos. Ao destacar essas iniciativas, o gestor enfatizou que elas representam a decisão da Uece de criar condições concretas para que a Câmara de Arte e Cultura atue de forma planejada, inclusive no orçamento da Universidade, e permanente, consolidando a arte e a cultura como dimensões estratégicas da instituição.
A programação cultural foi finalizada com a apresentação do Grupo Soma, que levou ao palco a coreografia Ondas e Ciclos, com direção artística da professora e membro da Artcult/Uece, Vanessa Sanders.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Uece no YouTube, onde permanece disponível para visualização.






