Redenção-CE recebe evento da Uece sobre evidências científicas do uso de Canabidiol no TEA
22 de agosto de 2025 - 17:06
A equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), liderada pelo professor do curso de Medicina Gislei Aragão, segue na fase de divulgação dos resultados da pesquisa “Evidências para o cuidado em saúde de qualidade: revisão sistemática com metanálise sobre o Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista”, selecionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para financiamento por meio do Ministério da Saúde (MS).
A parada foi na cidade de Redenção-CE, na última quinta-feira (21), no Campus das Auroras, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). No local, cerca de 100 estudantes, pesquisadores, profissionais e familiares de pessoas com autismo se reuniram para ouvir os pesquisadores da Uece e saber mais sobre as evidências científicas relacionadas ao tema.
Em um evento dinâmico, o grupo realizou seis minipalestras, que abordaram o panorama atual do TEA, sistema endocanabinoide e cannabis medicinal, além de diferentes tipos de estudos identificados durante a pesquisa. “Apesar dos desafios, o fato de já estarmos discutindo o uso da cannabis medicinal em condições como o autismo é um grande avanço… Não se trata de defender a cannabis por ideologia, mas de olhar para ela de forma científica e responsável. O objetivo é justamente abrir essa discussão dentro da academia e aproximar a sociedade, construindo conhecimento sem preconceitos e com base em evidências científicas”, colocou o pesquisador Gislei Aragão, que aproveitou ainda para agradecer à Unilab por receber o evento.
Em nome da Unilab e do projeto de extensão Forbio, o professor Eucimar Martins agradeceu aos pesquisadores da Uece. “Quero agradecer à equipe que veio discutir conosco o uso do canabidiol no TEA. É uma temática extremamente relevante e nós percebemos a qualidade das palestras, deixando o público muito atento por toda a manhã”.
A estudante e membro do Forbio/Unilab, Safira Sumará, compartilhou sua satisfação. “Estou muito feliz de ter participado desse lindo e valioso evento, não somente pelos conhecimentos que foram aqui transmitidos, mas também pelo tempo e compromisso assumidos por eles para transmitir informações científicas atuais sobre o uso do canabidiol no TEA. Nós amamos muito as palestras. Muito obrigada!”.
Na próxima sexta-feira (29), os pesquisadores da Uece estarão em Sobral-CE, no Uninta, para seguir com a programação de divulgação científica.
Saiba mais pelo instagram @conexao_tea_cannabis
Veja mais fotos abaixo: