Uece inaugura obras de acessibilidade no ISCB e Nupeinsc com foco em inclusão

16 de abril de 2025 - 19:24

Como parte do compromisso institucional com a inclusão e a garantia de direitos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou, na tarde desta quarta-feira (16), as obras de acessibilidade no Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e no Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (Nupeinsc). A solenidade contou com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, do vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, de gestores, professores, estudantes, coordenadores e representantes de núcleos e programas da universidade, e reforçou o papel da Uece como instituição comprometida com o acesso igualitário ao ensino superior.

Entre as melhorias entregues, destacam-se os elevadores de acessibilidade, que passam a integrar a estrutura dos prédios do ISCB e do Nupeinsc, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida entre os pavimentos.

“Inclusão e respeito passam, necessariamente, por garantir iguais condições de acesso a todos. Esse projeto foi fundamental para adequar as instalações às normas atuais e é resultado do trabalho dedicado do professor Nilberto, ex-diretor do Instituto com quem divido esse mérito”, destacou a diretora do ISCB, professora Cláudia Ferreira Santos, ao celebrar as entregas feitas à comunidade acadêmica.

Para o professor Dárcio, o momento representa “um passo a mais conquistado na luta por um ambiente mais justo e acessível. Essa obra é extremamente importante, pois foi um esforço coletivo, especialmente do Naai (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Uece) e da reitoria. A acessibilidade é algo que deve estar sempre no centro das nossas decisões. Aqui, vemos o retorno do investimento feito com recursos públicos”, afirmou.

A professora Marisa Aderaldo reforçou a importância da entrega, destacando que “acessibilidade é, acima de tudo, inclusão”. Ela também pontuou que, além das adequações físicas, é preciso superar a barreira atitudinal. “A Uece está de parabéns, o Estado do Ceará está de parabéns. Cada avanço é uma comemoração diária para todos que acreditam em uma universidade para todos”, declarou.

No Nupeinsc, o professor José Airton de Freitas Pontes Junior, responsável pela condução do espaço, lembrou o histórico de construção do núcleo, inaugurado em 2019 que hoje é um espaço multiusuário, que já recebeu diversas reuniões, grupos de pesquisa e atividades de pós-graduação. “O espaço ganha agora maior acessibilidade no sentido mais amplo, permitindo que mais pessoas possam ocupar e produzir conhecimento aqui dentro”, afirmou.

A professora Lúcia Duarte destacou os desafios enfrentados durante o processo de criação do prédio do núcleo. “Foi um processo desafiador, mas conseguimos caminhar apesar das dificuldades. Aqui homenageamos também a professora Salete Bessa, uma mulher de luta e fundamental nesse processo”, completou.

Durante seu pronunciamento, o reitor da Uece lembrou que a universidade tem uma história longa na busca pela acessibilidade, com ações marcantes e pioneiras. “Gostaria de agradecer a todos os que se envolveram nesse processo. O professor Manassés, por exemplo, foi uma das referências nesse caminho, assim como os que hoje seguem firmes nessa luta. São muitos milhões investidos em mobilização de equipamentos e pessoal, para garantir condições de acessibilidade em todos os campi e prédios da Uece”, afirmou. O reitor destacou ainda o papel do Naai e o investimento total em infraestrutura. “Estamos em uma série de inaugurações de obras que já foram concluídas e que só foram possíveis graças ao aporte de R$ 25 milhões para reforma predial. Essa é também uma forma de prestação de contas à sociedade, que precisa saber que os recursos públicos estão sendo bem utilizados”, concluiu.