Missão chinesa identificou grandes possibilidades de parceria com a Uece

20 de dezembro de 2019 - 14:12

Durante o VI Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia e o I Simpósio Internacional de Inovação do Ceará

O reitor de Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, e toda sua Administração Superior receberam no último dia 11 de dezembro, no hall da reitoria, no campus Itaperi, a missão chinesa da Universidade Tsinghua (Tirruá), composta de seis membros, entre pesquisadores chineses e um mexicano convidado, cumpriram uma extensa agenda que incluiu apresentação musical artístico cultural, reuniões, almoço e visita técnica a laboratórios e outras atividades de integração com os membros da instituição estrangeira.

A recepção de boas vindas foi organizada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais-LEPO, do Centro de Humanidades-CH, por meio de grupo que coreografou, para dança, passos de Kung Fu e de Tai Chi Chuan. O LEPO desenvolve atividades de extensão em línguas e culturas como a árabe, a hebraica, a japonesa, a coreana e a chinesa. O Núcleo de Línguas do CH apoiou as ações do dia com tradutora de inglês e o LEPO com tradutores de chinês.

Logo após a recepção de boas vindas ao grupo estrangeiro, os participantes se dirigiram ao Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), onde o titular da Uece, Jackson Sampaio apresentou os dados da dimensão e da complexidade da Uece, considerada pela 9ª vez consecutiva, no ranking da Folha (RUF) a melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Em seguida houve apresentação do perfil da Educação Superior cearense, pelo Prof. Francisco Carvalho, representando o Prof . Fabianno Carvalho, reitor da Universidade Vale do Acarau-UVA e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses-CRUC; imediatamente seguida pela apresentação das demandas de educação superior e de inovação tecnológica da indústria cearense, pelo Dr. André Siqueira, presidente do Centro Industrial do Ceará-CIC e representante do Conselho Temático de Inovação Tecnológica-COINTEC, da Federação das Indústrias do Ceará-FIEC.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Nágyla Drumond fez questão de destacar, durante o painel, que existe muito o que dialogar sobre educação superior com a comitiva chinesa e que o Ceará e a China têm muito a aprender e a ensinar entre si. Nágyla destacou ainda que só consegue se internacionalizar a nação que promova Ciência e Tecnologia e que o Ceará procura, de modo decidido, posição de vanguarda nestas dimensões.

Após o painel, os visitantes foram acolhidos em almoço no Restaurante Universitário do Itaperi, onde puderam degustar pratos populares de nossa cultura, como o baião de dois, a paçoca e a carne de sol. Rápido repouso no Gabinete da Reitoria, depois dos trabalhos da manhã e da viagem anterior por 12 fusos horários, possibilitou a continuação dos trabalhos, à tarde.

Os visitantes viram de perto o resultado das pesquisas que a instituição desenvolve nos seus diferentes laboratórios.

Na parte da tarde (11/12), o secretário da Secitece, Inácio Arruda, se juntou à comitiva chinesa para participar da visita guiada a alguns laboratórios situados no campus Itaperi, na companhia do reitor, Jackson Sampaio, e representantes da Uece e demais representantes das instituições de CT&I do estado.

O itinerário incluiu visita às seguintes estruturas:

ACP – Pesquisa Água de Coco em Pó e ACP Indústria, Comércio e Exportação de Produtos Naturais;


MCFA – Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas;


HVET – Hospital Veterinário;


ISBC – Instituto Superior de Ciências Biomédicas;

LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade; e
LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell/UECE.

Após as visitas, com apresentação das linhas de pesquisa desenvolvidas e demonstração de produtos, os visitantes retornaram ao Gabinete da Reitoria, para um rápido balanço de impressões iniciais. A missão chinesa, liderada academicamente pelo Prof. Liu Dehua, demonstrou ter ficado com ótima imagem da Uece, instituição aberta e em condições de estabelecer parcerias internacionais, além de focarem duas linhas objetivas de cooperação, a respaldarem convênio a ser firmado: produtos naturais, que permite articular ISCB e ACP, e energias renováveis, que permite articular LAIS e MCFA, sem prejuízo de planos de trabalho adicionais.

Confira fotos do evento clicando aqui.