Química

A Química é uma ciência essencial para o progresso da humanidade, lidando com as leis naturais que regem a transformação da matéria. A decorrente tecnologia química agrega conhecimentos que permitem o controle e a utilização dos fenômenos que obedecem a essas leis.

O profissional de Química pode atuar no magistério, na indústria, auxiliando no controle e desenvolvimento de processos, na assistência técnica, no tratamento de efluentes e resíduos e, também, em Institutos de Pesquisas e Universidades.

O curso de Química visa a proporcionar aos estudantes uma base extensa e equilibrada de conhecimentos e habilidades na área da Química. A sólida formação em Química, Matemática e Física, aliada à forte componente de disciplinas de cunho didático-pedagógico da licenciatura, permite a integração dos egressos num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

O curso tem como objetivo formar professores para o exercício do magistério em Química e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino da mesma. Por meio de métodos e técnicas apropriados ao ensino da Química, o curso possibilita o ingresso na carreira profissional ou o prosseguimento em estudos de pós-graduação ou as atividades de investigação científica.

Atividades Principais

- Lecionar no ensino fundamental e no ensino médio;

- Trabalhar na implantação e assessoria de laboratórios técnico-científicos;

- Avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, kits, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;

- Preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à prática de ensino;

- Trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Química é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Química, escrever e analisar criticamente livros didáticos e elaborar programas para o ensino da mesma.

Os profissionais poderão, também, desenvolver atividades associadas a laboratórios responsáveis pela garantia da qualidade de produtos e a laboratórios responsáveis pelo controle de processos industriais, desempenhar funções na investigação e desenvolvimento de técnicas e produtos e prosseguir estudos em pós-graduação, que permitirão o acesso ao exercício de funções docentes no ensino superior ou a carreiras de pesquisa.

Maio 2019