História

O curso de está estruturado em quatro anos. Os dois primeiros constituem um ciclo básico, no qual o aluno recebe formação geral em História e Geografia, bem como em outras áreas das ciências humanas. As matérias técnicas e específicas de caráter histórico são ministradas nos dois anos que antecedem a conclusão do curso. O aluno graduado nessa área pela Universidade Paulista encontra-se apto à pesquisa, estudo e interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, significados e desdobramentos.

Atividades Principais

- Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas;

- Magistério no ensino fundamental e médio;

- Prestar assessoria a museus, editoras, produtoras de vídeo e TV;

- Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e Analisando acontecimentos passados e atuais;

- Elaborar vídeos, CD-ROM e trabalhos históricos escritos sobre entidades Públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil.

Mercado de Trabalho

A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em História Econômica e Social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (seção de recortes de jornais e revistas). Também na consultoria o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.

O profissional formado nessa habilitação pela Universidade Paulista, além das disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe permite um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.