Estudante da Uece é premiada no maior evento de historiadores do Brasil

31 de julho de 2019 - 11:55 # # #

Com a pesquisa “Minha jangada vai sair para pescar: os trabalhadores do mar na arte de Raimundo Cela (1940-1943)”, a estudante do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Raquel Lopes da Silva, recebeu Menção Honrosa no 30º Simpósio Nacional de História, o maior evento de historiadores no Brasil, realizado pela Associação Nacional de História (ANPUH). A edição ocorreu no período de 15 a 19 de julho, em Recife-PE.

Sob orientação da professora Berenice Abreu de Castro Neves, a pesquisa contou com o estímulo da bolsa de Iniciação Científica que recebeu da Uece, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), no ano de 2018.

De acordo com a docente, “Raquel Lopes segue com afinco a aposta de sua mãe, que, certa vez lhe disse: ‘o maior bem que eu posso dar a você é o estudo’. A graduanda vem de uma família de poucas posses, é moradora da Região Metropolitana de Fortaleza e aproveita com seriedade e obstinação todas as oportunidades que a sua instituição formadora, a Uece, oferece: foi bolsista Prae e IC Uece”.

A estudante agora conta com uma bolsa de monitoria na disciplina Ação Educativa Patrimonial. Raquel é ainda voluntária no projeto de extensão “O Professor de História e o Patrimônio Cultural: faz escuro mas eu canto”, da Pró-Reitoria de Extensão”, coordenado por sua orientadora.

Clique aqui e veja o painel apresentado pela aluna.