Junho 2018
Enquete para escolha de tema para Semana Universitária está no ar
Seg, 11 de Junho de 2018 10:25

A enquete para a escolha do tema da XXIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018, está disponível na página principal até sexta-feira (15/06).

Os temas foram escolhidos pela Comissão Organizadora a partir de propostas feitas por toda a comunidade acadêmica, feitas por meio de formulário online disponibilizado entre os dias 14 e 18 de maio.

Confira abaixo os temas:

- Multiculturalismo e Diversidade: desafios da educação no cenário contemporâneo

O multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente, sendo um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. As universidades são um dos espaços que mais representam esse processo, em um conviver de diversos credos, ideologias, raças, gêneros, pensamentos. Questionar o papel da educação nesse contexto é um dos desafios postos no debate acadêmico.

- Educação e Sociedade: conhecimento científico e saber popular em diálogo

A visão de que ciência e saber popular são termos excludentes, que não dialogam entre si, dominou por muito tempo o ambiente acadêmico, com resultados sentidos até hoje. Entretanto, cada vez mais, se discute as relações entre ciência e saberes, apresentando, explorando e discutindo diferentes visões de mundo. Assim, conhecimento científico e saber popular podem dialogar e se constituir de maneira complementar e não antagônica.

- Universidade e Valores Humanos: construindo uma cultura de paz

No país em que o mais atual Atlas da Violência aponta crescente número de casos de homicídios, deve-se levar em conta a discussão não apenas sobre os números, mas também sobre fatores que os geram para que, a partir daí, seja iniciada a estruturação de uma nova e necessária cultura de paz. Cabe também à Universidade esse debate, tendo em vista o seu papel educativo e social para jovens que estão construindo seus valores, aspecto esse de suma importância na formação de cidadãos socialmente responsáveis, capazes de contribuir com a redução da violência no Brasil.