Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pesquisadores da Uece participam do Seminário Internacional de Segurança Pública
PDF
Imprimir
E-mail
Qua, 06 de Junho de 2018 15:43

 

Aberto na noite da última terça-feira, dia 5 de junho, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, que segue até a sexta-feira (08/06), com conferências, mesas e fóruns. A conferência de abertura com o tema Pacto federativo e a segurança pública no Brasil foi ministrada pelo ex-ministro Ciro Gomes. O encontro acontece no auditório do anexo II da AL.

 

alt



O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, representou o titular da instituição, professor Jackson Sampaio, na mesa de trabalhos da abertura do evento.

 

alt



Entre os integrantes do Comitê Técnico-Científico, estão os professores da Uece Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência (Covio), e Glaucíria Mota Brasil, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida).

Os pesquisadores Glaucíria Mota Brasil e Geovani Jacó de Freitas são mediadores das mesas Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública e Experiências na área de Segurança Pública: potencialidades e desafios.

 

alt


    
O Seminário Internacional sobre Segurança Pública é organizado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL e conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O objetivo do encontro é oferecer à sociedade cearense e brasileira alternativas que contribuam para solucionar o problema da violência que aflige o País, com ênfase na realidade do Ceará, ressaltou o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque, que presidiu a mesa do evento.

 

alt



Os participantes têm acesso a quatro conferências, realizadas sempre às 18h, e seis mesas com debates entre especialistas de diversas áreas, que interagem com a temática da segurança pública, além de oito fóruns. Com foco na construção de diálogos pelo direito à vida, à liberdade e à paz, o evento reúne pesquisadores, estudantes e representantes do Poder Público em quatro dias de debates e propostas.

A programação inclui debates sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, nesta quarta-feira (06/06), com o embaixador José Augusto Lindgren, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e, na quinta-feira (07/06), sobre a política de reversão à violência urbana em Medellín, na Colômbia, com o comunicador social Jorge Melguizo.

O encerramento do seminário ocorrerá na noite da próxima sexta-feira (08/06), com a discussão sobre A inteligência como ferramenta de prevenção e combate à violência: o HUB da segurança pública no Ceará, com o ministro extraordinário da Segurança Pública no Brasil, Raul Jungmann.