Abril 2018
Uece e Secretaria dos Direitos Humanos estudam parceria para censo da população de rua
Qua, 11 de Abril de 2018 13:55

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) fecharam entendimento, na manhã da terça-feira (10/04), no gabinete da Reitoria, para constituir grupo de trabalho com o objetivo de elaborar projeto para a realização de um censo da população em situação de rua em Fortaleza.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, encaminhou um mapeamento dos recursos humanos da universidade que possam participar da elaboração do projeto, promovendo um trabalho interdisciplinar com a articulação de diversos cursos de Graduação e de Pós-Graduação, além de grupos de pesquisa, que tenham estudos afins com a temática. Outra orientação é fazer um levantamento de teses, dissertações e monografias, já defendidas na Uece, que abordem a questão das pessoas em situação de rua em Fortaleza e no Estado.

Para o titular da SDHDS, secretário Elpídio Nogueira, será fundamental “a parceria com entidade de renome e respeitabilidade como a Uece para a realização do censo.” Ele informou que os dados vão orientar as futuras políticas públicas da pasta. Elpídio Nogueira apresentou ainda um estudo feito pela SDHDS com dados coletados com a população em situação de rua habitando a Praça do Ferreira.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Uece, Paula Brandão, comentou que esse tipo de estudo é “extremamente complexo e precisa de um método muito consistente.” Entretanto, ela ressaltou que há estudos semelhantes já feitos na universidade que podem servir de norte para o censo, como “Cartografias das Juventudes” e “Epidemiologia das Drogas”.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Sociais, Wellington Ricardo Maciel, há “vários enfoques que podem se complementar e dar uma ideia mais complexa dessa realidade”. Ele citou como exemplo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Gestão Pública e Desenvolvimento Urbano (Nepe GPDU), que desde os anos 1990 faz mapeamentos de usos e aplicações de equipamentos e espaços públicos nos bairros de Fortaleza.

Inicialmente, o grupo de trabalho será formado pelo pró-reitor de Extensão da Uece, Fernando Roberto Ferreira Silva, e pelo coordenador executivo da SDHDS, Renato Carvalho Borges, para o estabelecimento do convênio e constituição do grupo básico de pesquisa. Participaram ainda do encontro a coordenadora do curso de Psicologia, Layza Castelo Branco, e a vice-coordenadora, Luciana Quixadá, que se pronunciaram favoráveis à iniciativa, informando a expertise acumulada no colegiado do curso de Psicologia.