Maio 2018
Ensino de Enfermagem no Ceará completa 75 anos
Qua, 14 de Fevereiro de 2018 16:25

A fundação da primeira Escola de Enfermagem do Ceará completa 75 anos nesta quinta-feira (15/02). Inicialmente criada pelas Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo em 1943, hoje a tradição é preservada pelo curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Foram muitas as transformações de lá para cá. Segundo a professora do curso de Medicina da Uece Silvia Maria Nóbrega-Therrien, a Escola de Enfermagem do Ceará era, na época, apenas a terceira criada no País e a primeira no Nordeste.

"A Escola nascia com o desafio de preparar enfermeiras na compreensão da profissão como arte e ciência: formar para um campo de atuação profissional, que, implantado na segunda década do século XX, iria se consolidando ao longo de seus 75 anos", explica a professora.

Após 12 anos de fundação, em 1955, a Escola passa a fazer parte da Universidade Federal do Ceará (UFC). E, no ano de 1975, ela e outras escolas e faculdades são incorporadas à Uece, onde permanece até os dias atuais - atualmente, a coordenação é exercida pela professora Francisca Gomes Montesuma.

Durante o mês de maio, o curso de Enfermagem vai realizar uma ampla programação para celebrar a data, dentro das atividades alusivas à Semana Brasileira de Enfermagem. Além disso, também serão inaugurados o espaço e o acervo do Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará (NUDHIMEn), localizado no campus Itaperi.

De acordo com a professora, a criação do Núcleo é uma luta da categoria encampada desde 2009. "Entendemos que a criação do acervo é uma providência indispensável para o desenvolvimento da profissão, não somente para identificar trajetórias históricas ou transformações simbólicas, mas como legitimação do seu exercício profissional e reconhecimento social deste ofício", defende.