Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Uece promove Seminário de Capacitação em Ética Pública e Ouvidoria
PDF
Imprimir
E-mail
Sex, 09 de Fevereiro de 2018 16:59

 

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no último dia 5 de fevereiro, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, o I Seminário de Capacitação em Ética Pública e Ouvidoria, em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

O evento teve como objetivo informar e debater a legislação cearense e os dispositivos de participação no que diz respeito a Ouvidoria, a Informação ao Cidadão e a Inclusão Social.

 

alt

 

Para compor a mesa de abertura, estiveram presentes o reitor Jackson Sampaio; o vice-reitor Hidelbrando Soares; e o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

"Achamos absolutamente pertinente iniciar esse debate em 2018, um ano de eleições, o terceiro ano de uma crise que mistura dimensões financeiras, econômicas, políticas e éticas", diz o reitor Jackson Sampaio.

 

alt

 

Ainda de acordo com o reitor, a Uece foi uma das primeiras instituições ligadas ao Governo do Estado a ter sua Ouvidoria escolhida por meio de processo eleitoral, sendo ela definida pela comunidade acadêmica. Jackson Sampaio acrescentou ainda que "esse é o começo de uma discussão que será aprofundada, sendo levada também para os Centros e Faculdades da Uece, produzindo uma reflexão crítica, nesse processo de crescimento institucional que hoje se inicia".

 

alt

 

Para o secretário Flávio Jucá, "o assunto ética e transparência ultrapassa a formalidade, ele alcança as pessoas individualmente como uma questão conceitual. É um assunto que deve ser discutido por todos", defende. O secretário disse ainda que, quanto à transparência das informações, "o Ceará tem sido avaliado sistematicamente nos últimos três anos como um dos estados mais transparentes do Brasil".

 

alt

 

O evento teve continuidade com a palestra "Capacitação em Ética Pública e Ouvidoria", proferida pelos orientadores da Célula de Transparência e Ética da CGE, José Benevides Lobo Neto; e da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes dos Santos; além do apoio do coordenador de Fomento e Controle Social do órgão, Ítalo Brígido.

 

alt

 

Durante a palestra, entre diversos outros pontos, foram apresentados os assuntos mais demandados na Ouvidoria da Funece/Uece, sendo o mais procurado "vestibular e concursos". O tema é responsável por, aproximadamente, 30% das demandas.

 

alt

 

Estiveram também presentes na ocasião a ouvidora-geral da Funece/Uece, Marilac Alencar, além de pró-reitores, diretores de centros e faculdades, diretores administrativos, coordenadores de cursos, gestores, professores e servidores técnico-administrativos.