Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Formandos da Saúde e Educação participam de Colação de Grau
PDF
Imprimir
E-mail
Qua, 07 de Fevereiro de 2018 16:09

 

Selfie, sorrisos, abraços. Pose para a foto oficial. E emoção. Muita emoção. Foi assim que aos poucos o salão se encheu na noite de terça-feira (06/02) para a Colação de Grau dos 214 concludentes dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia, Medicina e Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) do semestre 2017.1. E não eram só alunos. Pais, avós, irmãos, maridos, esposas, amigos, filhos, namorados, namoradas também estavam presentes. Afinal, esse é um momento para celebrar e compartilhar com os seus.

 

alt

 

Presidindo a cerimônia, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, falou sobre a importância da atuação dos novos profissionais nas áreas que abraçaram - saúde e educação. "Estamos todos empenhados numa luta de transformar este País. De tornar este povo mais saudável, mais educado. Porque saúde e educação são os grandes processos civilizatórios para os quais todas as outras atividades devem convergir", avaliou.

 

alt

 

Para Jackson Sampaio, a universidade exerce um papel amplo na formação de seus alunos. "Precisamos apreender o conhecimento filosófico, científico e artístico que a universidade nos oferece, inclusive para sermos melhores cidadãos e melhores pais de família, não apenas melhores profissionais", afirmou.

 

alt

 

A professora de Pedagogia Josete de Oliveira Castelo Branco, representante dos docentes na cerimônia e diretora do Centro de Educação (CED), ressaltou que a "Colação de Grau é um momento de celebração não só de vocês, concludentes, mas da nossa Uece".

 

alt

 

Ela enfatizou ainda a necessidade de que os novos profissionais deem continuidade ao aperfeiçoamento iniciado na universidade. "Se é fato que o diploma e o anel dizem quem somos, o que sabemos e o que podemos, dizem apenas em parte. A outra está por vir. E, para tanto, será necessário admitirmos que somos sujeitos e profissionais inconclusos, em formação", explicou.

A oradora discente da cerimônia e formanda em Ciências Biológicas, Andrieli Lima da Silva, chamou a atenção para as transformações proporcionadas pela universidade durante os anos de formação. "Ela nos permitiu transformar e nos formar. E duvido muito que cada um de vocês tenham saído como entrou", disse.

 

alt

 

Quando a formanda do curso de Pedagogia Bárbara Marques fez questão de tirar o capelo para por na cabeça da avó dela, dona Edmar Silva, e registrar uma foto em família, o gesto expressava, acima de tudo, gratidão. "Sem dúvida todos eles, de uma forma ou de outra, me deram a base para chegar aqui. Sem esse apoio a gente não conseguiria", afirmou emocionada.

 

alt

 

De acordo com a estudante de Ciências Biológicas Ana Paula Andrade, o momento encerrava um ciclo vitorioso. "Terminar a graduação é a realização de um sonho", comentou. Ela ressaltou que o trabalho de conclusão de curso, no qual pode contribuir com o aperfeiçoamento da escola pública onde estudou, foi o momento de maior aprendizado.

 

alt

 

Já a estudante de enfermagem Isabele Taumaturgo destacou o aprendizado obtido fora dos limites da sala de aula. "A Uece não ensina somente disciplinas e conteúdos, ela ensina outras vivências. Conheci amigos que vou levar para a vida e aprendi a correr atrás", disse. E o objetivo dela agora é "dar continuidade à profissão que escolhi com muito amor".

 

alt

 

Também participaram da cerimônia o chefe de Gabinete da Reitoria, Edmar Pereira; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira, de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, e de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde, Maria de Lourdes Oliveira Otoch; e as coordenadoras dos cursos de Ciências Biológicas, Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, de Educação Física, Paula Matias Soares, de Enfermagem, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, de Nutrição, Clarice Vergara, e de Pedagogia, Mônica Farias Abul-El Haj, além da representante da Coordenação de Medicina, Tatiana Paschoalette.